27 de maio de 2009

Aliança Francesa faz homenagem ao "novo Patativa do Assaré"

AG Sued
O poeta mossoroense Antonio Francisco está hoje na Aliança Francesa, a partir das 19h.

Como parte das comemorações do Ano da França no Brasil, o Aliança Francesa promove hoje, a partir das 19, seu 2º sarau em homenagem ao poeta potiguar Antonio Francisco.

O cordelista é membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel e é conhecido como "novo Patativa do Assaré" pela qualidade dos seus versos e pela cadeira que ocupa.

As obras de Antônio são estudadas por compositores do Rio Grande do Norte e de outros estados brasileiros pela musicalidade que possuem. A homenagem terá a participação do cantor e compositor Galvão Filho e do ator Rodrigo Bico.
-
Antônio Francisco é formado em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É também poeta popular, cordelista, xilógrafo e compositor, e ainda confecciona placas. Aos 46 anos, muito tardiamente, começou sua carreira literária. Antes, dedicava-se ao esporte, fazia muitas viagens de bicicleta pelo Nordeste e segundo conta não tinha tempo para outras atividades.
-
Em 15 de Maio de 2006, tomou posse na Academia Brasileira de Literatura de Cordel, na cadeira de número 15, cujo patrono é o saudoso poeta cearense Patativa do Assaré. Muitos de seus poemas já são alvo de estudo de vários compositores do Rio Grande do Norte e de outros estados brasileiros, interessados na grande musicalidade que possuem.

Nenhum comentário: