24 de maio de 2009

Notas da Bexiga Taboca

Comentário de poeta
O Grande Ponto recebe comentário do velho escriba das boas glosas Laélio Ferreira, que reflete sobre Zé dos Montes, um morador das Quintas que constrói castelos pelo sertão sob orientação de uma entidade... “Meu menino Alexandro Benevides. O jovem escriba da Rua das Laranjeiras pode me adiantar do que vive o mestre Zé dos Montes? Será que a taumaturgo do Serrote dos Caboclos raspa a pedra milagrosa para fazer chá e vende o produto? Eu só queria achar um dos ‘pontos de atração’ desse caboco juremeiro, arre égua! Botava um castelo no Beco e ganhava os tubos, meu Rei! Laélio”.

Memorial Câmara Cascudo
Continua aberta até o dia 31 de maio, em comemoração a Semana de Museus, a exposição, a mostra “Ler/Sonhar: signos da busca da brasilidade nas dedicatórias de Mário de Andrade a Câmara Cascudo”. A exposição retrata a amizade entre os dois intelectuais brasileiros que rendeu uma vasta produção de conhecimento sobre a cultura e a literatura brasileira. A correspondência entre eles estendeu-se de 1924 a 1944 e durante este período foram trocadas várias obras entre os dois.

Orquestra Sinfônica no TAM
A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte realiza na próxima terça feira, 26 de maio, no Teatro Alberto Maranhão às 20 horas, o III Concerto Oficial da temporada 2009. Para o repertório, o regente André Muniz escolheu composições que destacam a atuação do violino, uma vez que o solista convidado é um exímio tocador deste instrumento, Christian Cracium. O ingresso do Concerto da Orquestra Sinfônica custa R$ 5,00, com desconto de 50% para estudantes, idosos e professores.

Alzenir Nelo no Ano da França
No dia 03 de junho, o Governo do Estado iniciará as comemorações do “Ano da França no Brasil” com o espetáculo “Chanson” da cantora potiguar Alzenir Nelo, no Teatro Alberto Maranhão, em Natal. O show “Chanson” é uma homenagem de Alzenir, que viveu alguns anos na França às músicas daquele país. A entrada é franca e o show começa às 20 horas.

Prêmio de Poesia
A revista cultural Oca das Letras está lançando o I Prêmio Sepé Tiaraju de Poesia Ibero-Americana – 2009. O prêmio contempla poesias concebidas nas línguas portuguesa, espanhola e Guarani. Os trabalhos contemplados farão parte de uma antologia poética contendo três poemas de cada um dos 20 primeiros colocados. Também será publicado um livro do autor vencedor. Os concorrentes poderão participar com três poesias, cada uma limitada a 25 linhas de 60 caracteres. As obras inscritas deverão ser inéditas e não podem ter sido premiadas em outro concurso de poesia. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 31 de agosto. Outras informações na página da revista:
www.ocdasletras.com.br/

Cinema com Farinha
As inscrições estão abertas para o 3º Festival de Cinema da Farinha, que acontece na cidade de Patos, sertão da Paraíba, no período de 20 a 23 de agosto. O evento traz produções audiovisuais regionais e brasileiras nas categorias de animação, documentário e ficção. Poderão participar do concurso trabalhos de curta-metragem com até 20 minutos, incluindo os créditos, feitos por produtores brasileiros. Não há limite de inscrição por participante. Serão conferidos Prêmios Oficiais, Prêmios do Júri Popular e Prêmios Especiais. Além das mostras competitivas, haverá espaço para a exibição de vídeos de média e longa duração, além de oficinas de cinema. Outras informações:
www.cinemacomfarinha.com/ofestival.htm/
ou http://br.mc599.mail.yahoo.com/mc/compose?to=contatos@cinemacomfarinha.com/

Nenhum comentário: