30 de maio de 2009

Publicando seu livro pela internet

Um site brasileiro lançado oficialmente nesta semana pode tirar da gaveta -- ou da pasta “meus documentos” -- os livros de escritores sem contrato com editoras. Em teste desde fevereiro, o Clube de Autores tem cerca de 300 obras disponíveis e, segundo os responsáveis pela página, já recebeu 800 pedidos para impressão de livros.

Por se tratar de um sistema sob demanda, não há tiragem mínima: é possível imprimir um único exemplar ou quantidades maiores, dependendo do número de pedidos.

O funcionamento é simples. O interessado cria gratuitamente uma conta e cadastra seu livro diretamente na página, seguindo um padrão predeterminado (formato A5; 14,8 cm de largura por 21 cm de altura, além de arquivo em formato PDF), que o próprio site ensina a fazer. O clube também disponibiliza modelos de capa ou permite que o autor crie sua própria capa, desde que mantenha padrões estabelecidos.

Cumpridas essas etapas, o livro fica disponível no site, para qualquer internauta que queira comprá-lo. Quem determina a margem de lucro das vendas é o próprio autor, depois de ser informado sobre o preço de custo de cada unidade (em média R$ 30 para cem páginas). A cada R$ 300 de lucros acumulados, o responsável pela obra pode receber o dinheiro ganho com suas vendas.

A clube trabalha com gráficas terceirizadas, que fazem a impressão e despacham o produto diretamente para o comprador.

Nenhum comentário: