17 de julho de 2009

Mostra Fotográfica em Campo Grande

Henrique José
Durante o período do dia 17 a 28 de julho, o acervo estará aberto ao público no Salão Paroquial na Praça Coronel Pompeu Jacome, Centro.

A partir dessa sexta-feira, oito municípios do Território Sertão do Apodi, que fazem parte do Projeto “Nas Pegadas de Lampião” serão sede de uma exposição itinerante, que reúne 55 fotografias de paisagens, manifestações artísticas, tradições populares e cenas do cotidiano daquela região. O objetivo da mostra é estimular o reconhecimento e a apropriação da identidade local, através das imagens e valores representados nas fotos.

A iniciativa do Sebrae-RN conta com a parceria dos governos federal e estadual.Participaram da mostra fotográfica os municípios de Apodi, Campo Grande, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado, Paraú, Patu, Rodolfo Fernandes, e Umarizal.A mostra terá início no município de Campo Grande e seguirá para as outras cidades integrantes do programa.

A ONG Zoon foi responsável pela produção com os fotógrafos potiguares Canindé Soares, Max Pereira, Jean Lopes, Henrique José, Cícero oliveira, Pacífico Medeiros e Ricardo Junqueira, todos reconhecidos local e nacionalmente por seus trabalhos na área de fotojornalismo.

Durante quatro dias a equipe percorreu as localidades, reunindo um rico acervo visual com base nos dados colhidos no Mapeamento Cultural Material e Imaterial do Território Sertão do Apodi pelos pesquisadores da IPC - Íntegra Pesquisa e Consultoria.

As fotografias agora compõem o banco de imagens do Território Sertão do Apodi – Nas Pegadas de Lampião, com aproximadamente 250 imagens da região, que estão disponíveis para a divulgação das belezas, dos bens culturais e paisagísticos da região.

As próximas ações do Território Sertão do Apodi são a conclusão da catalogação das 60 cavernas espeleológicas da região e a realização de oficinas de base cultural e de capacitação em gestão.

Nenhum comentário: