17 de agosto de 2009

Aphoto abre exposição no Dia Mundial da Fotografia

A exposição coletiva “Outros Olhares” será aberta nessa quarta feira, no Norte Shopping, e ficará em cartaz até o dia 31 de agosto.

Para comemorar os 170 da fotografia no mundo, a Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto), em parceria com a Capitania das Artes, vai realizar a mostra fotográfica “Outros Olhares”, no Norte Shopping, a partir de quarta-feira (dia 19). O evento é uma oportunidade de difundir a fotografia potiguar, reunir o maior número de fotógrafos possível e divulgar as ações da Aphoto.

A mostra será aberta a partir das 10 horas da manhã (horário de abertura do shopping) e ficará em cartaz até o dia 31 de agosto. Porém, os associados, simpatizantes e fotógrafos amigos se reunirão às 18 horas para uma grande confraternização no local da exposição. A celebração em torno do Dia Mundial da Fotografia é uma oportunidade para mostrar a qualidade da fotografia feita no Rio Grande do Norte.

De acordo com o fotógrafo e escritor americano Michael Busselle, a fotografia, assim como a música, é uma arte universal que transmite suas mensagens com maior força e de modo mais direto que as palavras. Também já disseram que “uma imagem vale mais do que mil palavras”.

Na manhã do dia 19 de agosto de 1839, a fotografia se tornou de domínio público em território francês. O anúncio oficial foi feito na Academia de Ciências e Artes de Paris, pelo físico François Arago, que explicou para uma platéia espantada os detalhes do novo processo desenvolvido por Louis Jacques Daguerre. O físico apresentava ao mundo o “daguerreótipo”, a primeira máquina fotográfica.

Uma luz na fotografia potiguar
-
A fotografia praticada no Rio Grande do Norte vive o melhor momento da sua existência. Nunca haviam acontecido tantas oficinas, palestras, cursos workshops, encontros e exposições fotográficas em Natal e no Estado. De repórteres-fotográficos, donos de estúdios, profissionais e fotógrafos amadores, a qualidade da fotografia potiguar deu um grande salto.

Um dos responsáveis por essa ascensão, a Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto) vem desempenhando um papel fundamental, promovendo a integração entre fotógrafos para discutir e pensar sobre os caminhos da fotografia praticada no Rio Grande do Norte.

A entidade busca agregar, de todas as formas, o pensamento fotográfico potiguar. A Aphoto pretende sensibilizar órgãos, entidades e a opinião pública sobre a importância cultural e econômica da fotografia norte-riograndense.

Dia Mundial da Fotografia
Exposição “Outros Olhares”
Dia: 19 de Agosto
Local: Norte Shopping (Zona Norte)
Horário: 18 horas (confraternização dos fotógrafos)

Um comentário:

CARAMEL NUTS disse...

Oi Alex.

Tenho um amigo chileno que tem muita bontade de facer una exposição de fotografías do Sur de Chile, em Natal (RN). Eu so chileno, moro em Natal a 7,5 anos.
Gostaría de sua orientação, que poso facer ?

Por outro lado, podríase montar uma exposiçao de fotografía ptriguar em Chile.

Um grande abraço,

Anibal Zuniga
anibal_zc@hotmail.com