AG Sued
Uma das principais BR do Rio Grande do Norte está intransitável por causa de enormes buracos em boa parte da rodovia, principalmente no trecho entre Macau e Jandaíra.
Quem viaja entre Natal e Macau precisa ter muita a atenção quando estiver dirigindo através da BR 406. Cada dia que passa novos buracos aparecem e tomam conta da principal rodovia que liga a capital do Estado e a cidade salineira. Vários trechos estão afetados e a Polícia Rodoviária Federal alerta para que os motoristas tenham atenção redobrada na estrada.
A estrada inteira está péssima. Mas, o pior trecho está entre Jandaíra e Macau. A rodovia é muito movimentada, estreita, sem luz, sem sinalização alguma, sem acostamento e completamente cheia de buracos. Em alguns trechos mais críticos não há mais asfalto e as crateras enormes se formam em meio a barro e lama. “Quem ainda não conhece a pista, não vê o buraco e acaba prejudicando o carro”, disse o motorista Ricardo Guedes.
De acordo com o diretor do Núcleo de Comunicação da PRF, inspetor Roberto Cabral, no trecho entre as cidades de Jandaíra e Macau a situação é mais delicada. “Pedimos que quem necessite transitar nesta área reduza a velocidade e manter a atenção na pista”, alertou, ressaltando que se for possível o motorista evite realizar viagens à noite, quando a visibilidade diminui.
O inspetor Roberto Cabral explicou que dois fatores contribuíram para o desgaste das rodovias: “O primeiro foram as fortes chuvas que caem no Rio Grande do Norte nos últimos meses. Outro fator é o excesso de peso nos caminhões de carga que transitam na BR 406”.
Por telefone, a reportagem do Jornal de Macau falou com o chefe do serviço de engenharia do Dnit (Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes), Gledson Maia. Ele disse que os trechos da BR 406, entre Natal e Macau, que estão esburacados receberão recapeamento e um novo tipo de sinalização horizontal e vertical, que só depende do clima para que seja iniciado. “A empresa já está pronta para começar os trabalhos, com todo o equipamento, mas não pôde fazer ainda em virtude das chuvas”, disse.
De acordo com a assessoria de imprensa do Governo do Estado, a governadora Wilma de Faria assinou uma ordem de serviço junto ao Dnit, no início do mês, para a conservação, restauração e manutenção de rodovias federais no Rio Grande do Norte. As obras devem começar no final de julho. Mais de R$ 457 milhões, entre recursos do Governo do Estado e do Governo Federal, serão investidos na renovação da malha rodoviária potiguar até 2010.
A riqueza trafega na BR 406
Do ponto de vista econômico, a BR 406 é uma das rodovias mais importantes do Rio Grande do Norte. Dia e noite, a estrada é cortada por carretas e caminhões-tanques envolvidos nos transporte de combustíveis, além de outros veículos pesados que trafegam conduzindo sal marinho das salinas de Macau, frutas dos perímetros irrigados do baixo-Assu ou cal das caieiras de Jandaíra.
É através da BR 406 que a região metropolitana de Natal é abastecida de combustíveis e de GLP (gás de cozinha), uma vez que a BR Distribuidora mantém no município de Guamaré, ao lado da refinaria da Petrobras, sua estrutura de tancagem de óleo diesel, gasolina, querosene de aviação e álcool. No local, também funciona a central de distribuição de bujões de gás liquefeito de petróleo para o RN e parte dos Estados do Ceará e da Paraíba.
A indústria do turismo também está sendo prejudicada pelas péssimas condições das estradas. Destino consagrado como a praia de Galinhos está sendo muito prejudicado porque houve uma diminuição nos passeios àquele município. De acordo com Adriano Oliveira, gerente de um restaurante em Galinhos, houve uma diminuição de 30% de turistas por causa das chuvas e das condições da estrada. “Numa viagem que demorava 2 horas, os ônibus estão fazendo em 4 horas e meia”, disse.
A estrada inteira está péssima. Mas, o pior trecho está entre Jandaíra e Macau. A rodovia é muito movimentada, estreita, sem luz, sem sinalização alguma, sem acostamento e completamente cheia de buracos. Em alguns trechos mais críticos não há mais asfalto e as crateras enormes se formam em meio a barro e lama. “Quem ainda não conhece a pista, não vê o buraco e acaba prejudicando o carro”, disse o motorista Ricardo Guedes.
De acordo com o diretor do Núcleo de Comunicação da PRF, inspetor Roberto Cabral, no trecho entre as cidades de Jandaíra e Macau a situação é mais delicada. “Pedimos que quem necessite transitar nesta área reduza a velocidade e manter a atenção na pista”, alertou, ressaltando que se for possível o motorista evite realizar viagens à noite, quando a visibilidade diminui.
O inspetor Roberto Cabral explicou que dois fatores contribuíram para o desgaste das rodovias: “O primeiro foram as fortes chuvas que caem no Rio Grande do Norte nos últimos meses. Outro fator é o excesso de peso nos caminhões de carga que transitam na BR 406”.
Por telefone, a reportagem do Jornal de Macau falou com o chefe do serviço de engenharia do Dnit (Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes), Gledson Maia. Ele disse que os trechos da BR 406, entre Natal e Macau, que estão esburacados receberão recapeamento e um novo tipo de sinalização horizontal e vertical, que só depende do clima para que seja iniciado. “A empresa já está pronta para começar os trabalhos, com todo o equipamento, mas não pôde fazer ainda em virtude das chuvas”, disse.
De acordo com a assessoria de imprensa do Governo do Estado, a governadora Wilma de Faria assinou uma ordem de serviço junto ao Dnit, no início do mês, para a conservação, restauração e manutenção de rodovias federais no Rio Grande do Norte. As obras devem começar no final de julho. Mais de R$ 457 milhões, entre recursos do Governo do Estado e do Governo Federal, serão investidos na renovação da malha rodoviária potiguar até 2010.
A riqueza trafega na BR 406
Do ponto de vista econômico, a BR 406 é uma das rodovias mais importantes do Rio Grande do Norte. Dia e noite, a estrada é cortada por carretas e caminhões-tanques envolvidos nos transporte de combustíveis, além de outros veículos pesados que trafegam conduzindo sal marinho das salinas de Macau, frutas dos perímetros irrigados do baixo-Assu ou cal das caieiras de Jandaíra.
É através da BR 406 que a região metropolitana de Natal é abastecida de combustíveis e de GLP (gás de cozinha), uma vez que a BR Distribuidora mantém no município de Guamaré, ao lado da refinaria da Petrobras, sua estrutura de tancagem de óleo diesel, gasolina, querosene de aviação e álcool. No local, também funciona a central de distribuição de bujões de gás liquefeito de petróleo para o RN e parte dos Estados do Ceará e da Paraíba.
A indústria do turismo também está sendo prejudicada pelas péssimas condições das estradas. Destino consagrado como a praia de Galinhos está sendo muito prejudicado porque houve uma diminuição nos passeios àquele município. De acordo com Adriano Oliveira, gerente de um restaurante em Galinhos, houve uma diminuição de 30% de turistas por causa das chuvas e das condições da estrada. “Numa viagem que demorava 2 horas, os ônibus estão fazendo em 4 horas e meia”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário