25 de agosto de 2009

Aliança realiza mais um Sarau poético

AG Sued
Dunga apresenta sua exposição "cromados" na Aliança Francesa.

Nesta quarta-feira, dia 26 de agosto, às 19h, acontecerá o 5° Sarau da Aliança Francesa de Natal – Edição 2009. O sarau homenageará os escritor/poeta potiguar Adriano Gray Caldas, cujo tema envolverá a obra do poeta francês René Char.

Além da homenagem ao escritor potiguar, haverá a participação do Grupo Lumiar interpretando a música potiguar/brasileira e francesa. A exposição ficará por conta do artista plástico Eduardo Alexandre. O sarau terá como mestre de cerimônia o ator Rodrigo Bico.

Sobre Adriano Gray
-
Adriano Gray Caldas nascido em Natal/RN, em 15 Novembro de 1971. Eleito para o Cargo de Vice-Presidente da Aliança Francesa de Natal (Biênio 2008-2010). Atua como escritor, tradutor e artista gráfico. Tem especialização e mestrado na área de Ciências Sociais (UFRN), e interesses específicos nos campos das Artes Plásticas, Poesia, Línguas e Design.

Em 2003 foi premiado com o segundo lugar no Concurso de Poesia Luis Carlos Guimarães, realizado pela Fundação José Augusto. Obteve ainda menção honrosa nas edições de 2006 e 2008 do Concurso de Poesia Zila Mamede, organizado pelo Jornal Potiguar Notícias.

Adriano publicou suas poesias e contos em jornais, revistas e sites dedicados à cultura e literatura como o Galo (FJA), Revista do Conselho de Cultura RN, Substantivo Plural, O Teorema da Feira e Estand’arte. Como tradutor fez a tradução do livro A Sombra dos Esquecidos, do poeta francês Mathieu Dovignaud e participou da Primeira Antologia de Poetas Potiguares, organizado pelo escritor Nelson Patriota.

Sobre René Char (1907-1948)

Poeta, homem de letras, esteta, crítico e curador de artes, militante político, interlocutor de filósofos, amante da filosofia, pesquisador das linguagens visuais e verbais, interlocutor de pintores, amante e devoto da pintura, intelectual proteiforme e multifacetado. René Char é ainda um escritor quase desconhecido no Brasil: ele nasceu em 14 de junho de 1907, numa propriedade rural em Névons, Isle-sur-la-Sorgue, nos arredores de Avignon, na região da Provença, no sul da França. Poeta profundamente envolvido com a natureza da sua região natal, sobretudo com o rio Sorgue.

René Char iniciou sua vida literária ao mesmo tempo que seu treinamento militar:
publicou seus textos, pela primeira vez, em 1927, aos vinte anos, em dois periódicos (Le Rouge et le noir e La Revue Nouvelle), quando também iniciou a sua formação de combatente ao fazer o serviço militar em Nîmes. Em 1928, Char publicou pelas edições Le Rouge et le Noir seu primeiro livro: Les Cloches sur le coeur, uma coletânea de poemas escritos entre os anos de 1922 e 1926. Nessa ocasião o poeta se apresentava ao público como René-Émile Char e, alguns anos depois, renegou essa primeira obra, cujos exemplares destruiu quase todos.

Nenhum comentário: