14 de agosto de 2009

Fotografia & Poesia

AG Sued
Mossoró dentro de nós
Jerdivan Nóbrega de Araújo

Mossoró tá tão dentro
De mim
Como tá dentro de nós.

Ligações, atos e fatos
A se a encontrarem nas
Ruas da Pombal de antigamente.

Tá no sal que mãe Lourdes
Temperou meu primeiro mingau,
Na cal que embranqueceu
Minha casa no Natal.

Mossoró tá tão dentro
De mim como tá dentro de nós.

Nas viagens tropeiras dos nossos avós.
No gesso que imobilizou meu braço
Para não interromper
Minhas travessuras.

No trem Asa Branca que ia e vinha
Trazendo a moda da terra do sal
Para envaidecer
As mulheres de Pombal.

Tá na rua de jardins com cheiro de alecrim
Que tenho que cruzar
Pra chegar ao Cine Lux:
Rua Gerônimo Rosado
De chão estrelado de Avas,
Marlon, Gregory, Monroe e Lorens
De Wellche e de muitos Chaplins
Equilibristas.

Mossoró tá dentro de mim
No querosene
Que iluminou as
Noites das minhas primeiras letras,
Lições tomadas à luz da candeia.

Mossoró tá dentro de mim e dentro de nós
Na cal que há de comer
Nossas carnes
No momento derradeiro,
Desta quimera de encontros e
Desencontros.

Uma cidade que nunca vi
Tão dentro de mim
Tão dentro de nós.

Nenhum comentário: