19 de setembro de 2009

Cine Goiamun estréia nesse final de semana com matinê e Sangue de Barro

AG Sued
Visitantes poderão conhecer também a exposição de efeitos especiais, montada na praça Augusto Severo, e assistir ao making of de Entre Lobos, de Edson Soares

O largo da Praça Augusto Severo se transforma no Cine Goiamum a partir deste sábado para oferecer oito dias de cinema de graça para a população. Neste fim de semana, a pedida é curtir a Matinê do Cine Goiamum (sábado, 19, a partir das 17h), com os vídeos produzidos nas oficinas realizadas esta semana, e a exibição do documentário potiguar Sangue do Barro (domingo, às 19h), seguida de debate com personagens que presenciaram o massacre de Santo Antônio dos Barreiros, em São Gonçalo do Amarante.

Durante esta semana, o Goiamum Audiovisual promoveu três oficinas práticas: de animação para alunos da rede pública municipal; de micro docs para jovens participantes de pontos de cultura; e de composição audiovisual para a comunidade em geral. O resultado destas atividades será exibido na Matinê do Cine Goiamum, a partir das 16h.

Às 19h, o cineasta potiguar Edson Soares exibr um especial de 20 minutos sobre seu mais recente filme, Entre Lobos. O vídeo traz cenas inéditas do média-metragem em 35 mm além de uma making of das filmagens. No enredo, duas crianças se unem para conseguirem enfrentar a vida e a violência nas ruas de Natal.

Domingo
A programação de domingo abre com a Mostra Desentoca, a partir das 18h. Para participar é simples. Qualquer pessoa pode levar seu vídeo em DVD e exibi-lo publicamente no Cine Goiamum. A mostra é feita na hora, pelos realizadores que estiverem dispostos a mostrar o que fazem. Uma oportunidade de conhecer quem anda produzindo em áudio e vídeo no cenário local. Vale qualquer gênero: ficção, documentário, videoclipe, videoarte e o que mais der na telha.

Às 19h, será a vez da exibição do documentário potiguar Sangue do Barro, dos diretores Fábio DeSilva e Mary Land Brito, selecionado pelo DocTV deste ano. Antes da exibição será promovido um debate dos professores da UFRN Alípio de Sousa, Berenice Bento e Maria Helena Braga e Vaz da Costa; da psicanalista Cláudia Formiga e ainda o jornalista Emerson Amaral e o delegado Sérgio Leocádio. Estes últimos foram testemunhas do massacre de 14 pessoas na cidade de São Gonçalo de Amarante, em 1997. O fato é retratado pelo filme.

Expo Efeitos Especiais
Quem nunca trabalhou por trás das câmeras jamais poderia imaginar que soluções simples e bem pensadas podem parecer mágica quando levadas para a tela grande. É o que o visitante poderá descobrir durante a Exposição de Efeitos Especiais, que estará montada na Praça Augusto Severo, ao lado do Cine Goiamum, a partir deste sábado, das 9h às 15h.

Nenhum comentário: