2 de setembro de 2009

Seminário Mulher e Literatura reúne acadêmicos do Brasil e do mundo em Natal

Durante os dias 2, 3 e 4 de setembro, Natal vai sediar, no Hotel Praia Mar, o 13º Seminário Nacional Mulher & Literatura e o 4º Seminário Internacional Mulher e Literatura, promovidos pela Universidade Potiguar (Unp) e parceiros de peso como a UFRN, UERN, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e o Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy "Centro de Formação de Profissionais da Educação " (IFESP).

O evento já é um sucesso: são mais de mil inscritos de norte a sul do Brasil e de outros países, como Estados Unidos e Portugal. A temática feminina na literatura será debatida em uma rica e diversificada programação de conferências, mesas-redondas, minicursos e comunicações. (Programação completa abaixo).

Vários trabalhos inscritos tratam sobre os autores e autoras potiguares, entre eles Zila Mamede. Sua obra O Arado completa 50 anos. O seminário terá a participação de renomadas conferencistas: Carole Boyce Davies, Constância Lima Duarte e Susan Stanford Friedman.

Está é a primeira vez em que será homenageada uma escritora natalense, a poetisa Diva Cunha, e também uma estrangeira, a portuguesa Maria Tereza Horta, ensaísta, ficcionista e também poetisa. “Diva cunha foi escolhida por sua poesia revelar a alma feminina e amor à terra Natal”, afirma Conceição Flores, coordenadora do evento.

O seminário chega a Natal pela segunda vez. A primeira foi há 16 anos e contou com a presença de Rachel de Queiroz, que lançou, na ocasião, o Memorial de Maria Moura.

Nenhum comentário: