25 de setembro de 2009

Festival Literário de Pipa

AG Sued
O presidente da Fundação Hélio Galvão, Dácio Galvão, preidente da Assembléia Legislativa do RN, deputado Robinson Faria e a governado do Estado, Wilma de Faria, descerrando a placa durante a abertura do 1º Flipa.

Na noite desta quinta-feira, o presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, o deputado Robinson Faria, ao lado da governadora Wilma de Faria, prestigiaram a abertura do 1º Festival Literário de Pipa e Mostra de Artesanato Potiguar - Flipa. O evento também contou com a presença do Secretário Estadual de Educação Ruy Pereira, do Secretário de Turismo Fernando Fernandes, do Prefeito de Tibau do Sul Edmilson Inácio da Silva, além de outras autoridades.

Com o objetivo de incentivar a leitura e divulgar o artesanato potiguar, o festival propõe um formato diferente das bienais e feiras de livros e traz como principal viés a aproximação da população local com os intelectuais e escritores de projeção local e nacional, incentivando a formação de novos leitores.

A abertura teve início ás 20hs e contou com a presença marcante da população local e turistas que visitavam a praia da Pipa. Segundo o prefeito Edmilson Silva, o evento irá inserir Tibau no circuito das cidades que realizam eventos literários de grande porte. “ Pipa hoje vive um momento muito especial, este festival vai trazer conhecimento à população, aos visitantes e a todas as pessoas que amam este lugar, além de dar mais destaque ao município”, disse.

Em seu discurso durante a abertura oficial do evento, a governadora do RN, Wilma de Faria, falou que esse é um momento singular para o turismo do estado. “Estamos vivendo um momento único para o estado. Pipa já é conhecida pela rica gastronomia, belezas naturais e agora estamos agregando um produto importante para o nosso turismo, que é a arte”.

Programação do 1º Flipa


SEXTA, 25 DE SETEMBRO DE 2009

09h às 10h — Tenda/praça
Pipinha literária: “Entre Artes e Brincadeiras: as artes cênicas”
Atividades desenvolvidas para crianças e adolescentes envolvendo teatro, dança popular e mímica, sob a coordenação da educadora Maria do Carmo Dantas, graduada em Artes Cênicas pela UFRN, atriz e contadora de histórias.

10h às 11h — tenda
Pipinha literária: “Artes visuais”
Pintura, desenho e dobradura serão técnicas artísticas vivenciadas em oficinas.

10h às 11h — Tenda/praça
Pipinha literária: “Música, brinquedos cantados”
Série de atividades lúdicas com objetivo de levar as crianças a vivenciarem o universo das cantigas e dos brinquedos musicais. Com oficinas de roda, emboladores de coco e Repentistas.

14h às 15h30 — Tenda/praça
Pipinha literária: Música
Oficinas de Brincadeira de rua e brinquedos cantados. Mais oficinas de roda, emboladores de coco e repentistas.

16h30 — Sede da ONG Educapipa
Oficina de Criação literária de Raimundo Carrero.

17h30 — Tenda literária
Mesa 4: Hélio Galvão: A cultura praieira
Poucos intelectuais se credenciaram tanto à gratidão de sua terra e ao mesmo tempo dos estudiosos da História como o pesquisador, escritor e advogado Hélio Mamede de Freitas Galvão. No mundo confuso dos arquivos e cartórios, e no árduo universo da pesquisa histórica, Hélio Galvão percorreu quilômetros; da Fortaleza da Barra do Rio Grande à Tibau do Sul. Ao traçar a radiografia a trajetória humana e toda riqueza cultural produzida por ele, o jornalista contista, cronista, escritor e intelectual potiguar Sanderson Negreiros refaz essa trajetória tendo como debatedora a poeta e professora Diva Cunha, um dos nomes mais embasados da intelectualidade feminina potiguar, autora das obras poéticas ‘Canto de página’, ‘Palavra estampada’, ‘Coração de lata’ e o mais novo ‘Resina’; tendo ainda como mediadora a pesquisadora Gilmara Benevides, biógrafa de Hélio Galvão e autora do livro “Hélio Galvão – O Saber Como Herança” (edição Letras Potiguares/Funcarte).

19h00 — Tenda literária
Mesa 5: Literatura da Periferia
Jovem, bela e de esquerda. Assim ela foi retratada pelo escritor e jornalista Zuenir Ventura no famoso livro “1968 – o ano que não terminou”. Mito e ícone da intelectualidade carioca daquele ano revolucionário, Heloísa Buarque de Hollanda é hoje professora titular de Teoria Crítica da Cultura da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e conhece como poucos estudiosos os ideais desencadeados em 1968 e herdados pelas novas gerações: a cultura como instrumento de transformação social é um deles. Nesta jornada pela cultura produzida pelas periferias, a autora terá como debatedor o escritor pernambucano Raimundo Carrero, autor de quinze livros de ficção e vários prêmios na estante, e ainda como mediador o jornalista e escritor Carlos de Souza, autor de Crônica da Banalidade”, “Cachorro Magro” e “É tudo fogo de palha”.

20h — Tenda Literária
Exibição do documentário “Um Paraíso Perdido” O documentário, exibido antes da mesa literária sobre o tema “Euclides da Cunha”, é dirigido pelo escritor e jornalista Daniel Piza com fotografia de Tiago Queiroz. O curta reconstitui a viagem à Amazônia realizada em 1905 pelo escritor Euclides da Cunha. (duração: 24 min)

20h30 — Tenda literária
Mesa 6: “A Amazônia de Euclides”
No ano do centenário de morte de Euclides da Cunha, o escritor e jornalista do jornal O Estado de São Paulo Daniel Piza mergulha neste universo pouco percebido e debatido na obra euclideana — a sua relação com a natureza e a ciência. O autor não só fez uma meticulosa pesquisa sobre caminho percorrido por Euclides da Cunha na Amazônia no começo de século XX, como também refez ele mesmo os passos do autor de Os Sertões, o que resultou no documentário “Um Paraíso Perdido” (24min), curta que será exibido na ocasião. Tendo como mediador o jornalista e crítico literário Tácito Costa, Piza abordará também outros temas da vida e obra de Euclides da Cunha.

SÁBADO, 26 DE SETEMBRO DE 2009

09h às 10h — Tenda
Pipinha Literária: “Entre Coisas e Palavras”
Três experientes educadoras se unem para compartilhar com o público infanto-juvenil a leitura de obras de intelectuais que estudaram a nossa terra e região — Clementino Câmara, Hélio Galvão e Antônio Marinho.

10h às 11h — Tenda
Pipinha Literária: “Teatro de Bonecos”
Herdeiro legítimo do universo mágico do Teatro de Bonecos, o artista e bonequeiro Josivan de Chico Daniel — filho do mais ilustre bonequeiro do RN, mestre Chico Daniel — é o convidado desta oficina que vai mostrar técnica de manipular e dar vida ao “João Redondo”.

14h às 15h30 — Tenda
Pipinha Literária : “Cordel”.
Apreciação e valorização da arte local, regional e nacional através da literatura de cordel, tendo como condutor o historiador e escritor Antonio Francisco Teixeira de Melo, um dos nomes mais importantes da literatura de cordel no Rio Grande do Norte. Além de historiador e poeta, é compositor e xilógrafo — Antônio Francisco é um dos poucos que ainda confecciona placas.

14h às 15h30 — Tenda
Pipinha Literária : “Repente”
Conduzido pelo poeta e educador Gilmar Leite, a oficina vai proporcionar às crianças e adolescentes uma apreciação da musicalidade e beleza poética da arte dos repentistas.

16h00 — Sede da ONG Educapipa
Oficina de Criação literária de Raimundo Carrero. A oficina é voltada a estudantes e consiste em exercícios intensivos e leituras.

16h00 — Tenda literária
Mesa 7: “O romanceiro potiguar: vida e poesia”.
Como proposta de reflexão sobre aspectos relacionados ao romanceiro Potiguar, a professora de Literatura e Doutora em Letras pela UFPB, Lílian Rodrigues, mergulha neste gênero literário para situar as principais referências, estudos realizados, ao mesmo tempo enfatizar que este tipo de produção não está separado da existência social e cotidiana de seus produtores, ou seja, poesia e vida se entrelaçam. Como mediador desta palestra, o antropólogo Luiz Assunção, professor do Departamento de Antropologia da UFRN.

17h30 — Tenda literária
Mesa 8: “Homero Homem de Siqueira – o filho do Rio Catu”
O escritor e poeta potiguar nascido em Canguaretama Homero Homem de Siqueira é considerado o autor ficcional mais lido no RN. Suas obras tiveram várias edições. Só “Menino de Asas” foi editado 22 vezes (Ed Record, ed Ática, entre outras) , além de ser o único autor com obra traduzida em outra língua — o clássico “Cabra das Rocas” (“Gente delle Rocas” – tradução italiana de 1977). Sua poesia também é de grande relevância entre as correntes poéticas. Homero Homem pode ser definido como neo-romântico, pós-Geração 45. Para falar sobre sua obra, nada melhor do que outro grande romancista, o escritor Nei Leandro de Castro, autor de obras importantes como ‘O Dia das Moscas’, ‘As Dunas Vermelhas’ e ‘As Pelejas de Ojuara’, esta premiada pela União Brasileira dos Escritores e que virou filme. Para debater o tema estará o artista plástico, professor, ensaísta e poeta Dorian Gray, tendo ainda como mediadora a poetisa e jornalista Marize Castro, nome consagrado da poesia potiguar, reconhecida pela refinada obra que publicou — ‘Marrons crepons marfins’, ‘Rito’, e ‘Poço. Festim. Mosaico’.

19h — Tenda literária
Mesa 9: “Lobão tem razão?”“…Mais vale um Lobão/Do que um leão/Meto um sincerão/E nada se dá/O rock acertou/Quando você tocou/Com sua banda/E tamborim/Na escola de samba/E falou mal/Do seu amor….”
A polêmica canção de Caetano Veloso “Lobão tem razão” mostra a necessidade de se rebelar, de fazer renascer o seu “sentimento de ser de esquerda”, como ele mesmo escreveu no blog recentemente; ou ainda como declarou há alguns anos: “Toda vez que Lobão falou mal de mim, eu gostei”. Agora, será o próprio Lobão — João Luíz Woerdenbag Filho – em carne, osso, idéias e polêmicas, a conversar sobre este e outros temas tendo como debatedor, jornalista, cantor e músico Isaac Ribeiro; com mediação do escritor e publicitário Patrício Júnior, do coletivo Jovens Escribas, com sete livros publicados entre eles “Lítio” e “A cega natureza do amor”.

20h30 — Tenda literária
Mesa 10: “Galiléia e o exílio do sertão”
A partir de uma reportagem lida em um jornal emprestado da esposa, há oito anos, o romancista cearense radicado em Recife Ronaldo Correia de Brito pariu um dos mais importantes romances da atualidade. Em Galiléia, Prêmio São Paulo de Literatura como o romance do ano, ele faz um mergulho entre dois mundos distintos: o arcaico do sertão e o globalizado, através da história de uma família cujo patriarca, Raimundo Caetano, já moribundo, vai morrer e reúne os membros de seu clã sertanejo — os filhos e netos que migraram e os que ficaram na fazenda Galiléia, interior do Ceará. Cada membro da família construiu, ao longo do tempo, seu repertório de aflições e a visita à fazenda provoca o cruzamento terrível de todas essas angústias. Galiléia é portanto, o fio que conduz esta conversa tendo como debatedor o jornalista potiguar Osair Vasconcelos, e como mediador o poeta, professor e crítico literário Moacir Cirne.

Espaço Literário da Siciliano – Lançamentos e autógrafos
Autores das mesas: Todos os autores participantes das mesas literárias autografarão seus livros no Espaço Siciliano

Outros Autores locais:

Sexta

19h – “Hélio Galvão, O Saber como Herança”, de Gilmara Benevides Costa

20h – “O Aprendiz da Liberdade”Autora: Marlene Dantas Santana

Sábado

19h – “Guia das Belezas do Rio Grande do Norte”, de Márcia Monteiro de Carvalho / Erich Ettensperger

20h – “Tarô Sagrado dos Deuses Hindus”, de Sri Madana Mohana

Nenhum comentário: