25 de novembro de 2009

Olhares culturais na Ribeira

O Boi Calemba de Mestre Elpídio (o brincante usando óculos) é um dos bois mais antigos do Rio Grande do Norte em atividade.

Um antigo projeto chamado “Domingo na Praça”, que reunia feira de artesanato, literatura, artes plásticas e apresentações musicais, foi revivido por grupos e projetos dos Pontos de Cultura que foram ao Largo Dom Bosco, na Ribeira, mostra seus trabalhos. Tudo essa banho de cultural aconteceu dentro do projeto “Olhares na Praça”.

Sob a coordenação do fotógrafo Teotônio Roque, o “Olhares na Praça” ganhou o Prêmio Areté, promovido pelo Ministério da Cultura. O evento serviu para que os Pontos de Cultura possam mostrar seus projetos, dentro de um grande intercâmbio de exposições de arte, apresentações folclóricas e shows musicais.

O projeto Olhares na Praça teve a apresentações folclóricas do Boi Calemba do Mestre Elpídio, o único “brincante” remanescente da época do prefeito Djalma Maranhão e único mestre potiguar ganhador do Prêmio de Culturas Populares Humberto de Maracanã. “Esse é uma dos Bois de Reis mais importantes do RN”, afirmou Lenilton Lima, repórter fotográfico e produtor cultural.

Outra figura importante, que sempre acompanha do Boi Calemba de Mestre Elpídio, é o músico Damião Rabequeiro, vindo especilamente da cidade de Laranjeiras do Abdias. Com Diana, a contra-mestra, a cigana e a borboleta, o grupo de Pastorinhas do bairro Bom Pastor encantou o público levando alegria com os cordões encarnados e azuis.

A capoeira do mestre Marcos e a batucada da Conexão Felipe Camarão rechearam a tarde com muita música no Largo Dom Bosco, trazendo cultura e entretenimento para a população natalense. Teotônio Roque salienta que, no Rio Grande do Norte, mais de 80 Pontos de Cultura serão beneficiados com a verba do Ministério da Cultura para a realização dos projetos.

Nenhum comentário: