14 de novembro de 2009

Ponta Negra está suja e banguela

O mais conhecido cartão postal de Natal, a praia de Ponta Negra está imprópria para banho. A afirmação foi feita pelo IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte) e pelo IDEMA (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente), de acordo com um estudo de balneabilidade.

O estudo identificou três locais impróprios para banho: Ponta Negra, nas proximidades do Morro do Careca; foz do Rio Potengi, na praia da Redinha; e o balneário do Rio Pium, em Parnamirim. As três praias contêm altos índices de coliformes fecais, que excedem o limite permitido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

No caso da praia próxima ao Morro do Careca, a explicação do professor e geólogo do IFRN, Ronaldo Fernandes Diniz, que coordena o estudo da balneabilidade, está no sistema de esgotamento sanitário. Ele disse que houve rompimento de instalações de esgoto em Ponta Negra, que contribuiu para tornar a praia do Morro do Careca impróprio para banho.

O rompimento nas instalações de esgotos se deu pelo excesso de “ligações clandestinas” na rede principal, o que ocasionou o acúmulo de dejetos nas tubulações. Não adianta ficar culpando o Poder Público pela má qualidade da água da praia porque os próprios empresários e moradores (tá certo, que nem todo mundo) de Ponta Negra estão contribuindo para poluir a praia.

Nenhum comentário: