21 de dezembro de 2009

Documentário conta história de duas meninas santas e será exibido amanhã no Moviecom

Os moradores da pequena Rodolfo Fernandes, cidade potiguar que beira a tromba do elefante, se valem da fé para nortear suas vidas. Só que a fé deles não se limita a Deus, Jesus e aos santos consagrados pela igreja católica. Lá, as preces se voltam especialmente para duas meninas que eles consideram santas – As Meninas das Covinhas.

A história das meninas, permeada por mistérios, fé e curas sem explicação, será contada em forma de documentário por quatro estudantes de jornalismo da UFRN. O curta, com duração de 15 minutos, é o Trabalho de Conclusão de Curso de Túlio Dantas, Catarina Doolan e Lorena Gurgel, e será apresentado amanhã (22/12), a partir das 9h30, no cinema Moviecom.

“A história das Meninas das Covinhas é uma daquelas fantásticas histórias reais, e nós nos sentimos no dever de repassar uma narrativa tão bonita e rica culturalmente ao estado, ao Brasil e até ao mundo” , explica Catarina Doolan. O documentário foi gravado com qualidade HD, totalmente digital. O curta-metragem conta com o apoio da Prima Produções, Tela Viva, MDCam, Profilmes, Neomidia Represetações e Moviecom.

Fé nas meninas santas

Duas crianças retirantes que morreram de fome e sede na seca de 1877: essa é a história das Meninas das Covinhas. Reza a lenda que elas foram enterradas onde hoje é a propriedade de Raimundo Honório Cavalcante Oliveira, conhecido como Bento Honório. Ele afirma ter encontrado em sua fazenda as covas nas quais as meninas foram enterradas, daí deriva o nome Meninas das Covinhas.

A história das Meninas das Covinhas se confunde com a de Bento Honório. Foi ele o responsável pela disseminação da fé nas meninas. Segundo conta, seu Bento teve uma doença grave e sem explicação médica. Ao lembrar da história das meninas santas contada por sua avó, decidiu se valer nas meninas para ser curado.

Ao ter sua prece atendida, ele paga sua promessa de construir uma igreja para elas. Até hoje, seu Bento Honório vive para cuidar da igreja feita em homenagem às Meninas das Covinhas. Ele também realiza todos os anos no dia 12 de outubro (data escolhida por ser dedicada às crianças) uma grande festa em homenagem às meninas, que atrai romeiros — desde ciganos a políticos — de várias cidades do estado e de outros estados.

Serviço:

O quê? Exibição do documentário “Covinhas – Uma História de Fé”
Onde? Moviecom. Av. Roberto Freire, Praia Shopping
Quando? Amanhã (22/12), às 9h30
Contato? Lorena Gurgel (8801-7129), Catarina Doolan (9601-9428) e Túlio Dantas (9461-9055)

Um comentário:

Patrick disse...

Eu fui lá e o cinema estava fechado, ninguém sabia dar informação sobre o evento.