12 de fevereiro de 2010

Macho também apanha

Bloco Manicacas do Frevo sai hoje e homenageia personalidades
-
Por Sérgio Vilar
in Diário de Natal


Na troça carnavalesca de hoje, o Arlequim, o Pierrot e a Colombina passam longe. No bloco Manicacas do Frevo, o triângulo amoroso mais tradicional do carnaval dá vez aos casais apaixonados... No bom português, ao folião controlado pela mulher. E não faltam adeptos. São mais de 300 manicacas "ousados" que deixaram de lavar a louça da cozinha no único dia do ano e desfilam semi-orgulhosos do título pelas ruas do Centro Histórico, claro, ao lado da mulher. Os mais corajosos chegam sozinhos e brincam apenas se vierem munidos de procuração da respectiva autorizando o ingresso no bloco. Na verdade, a troça é aberta a quem se orgulhar do título de manicaca, como explica o diretor do bloco, Júlio César Pimenta. É assim há cinco anos. A concentração de folião controlado e mulheres brabas será em frente ao Bardallos Comida & Arte, na Rua Gonçalves Lêdo, adjacências do Beco da Lama.
-

A partir das 17h, uma orquestra de frevo composta por 25 músicos, comandada pelo maestro Maurício,percorre as ruas e avenidas do centro, com paradas estratégicas nos principais bares e restaurantes dos arredores. À frente do bloco, a novidade deste ano: um estandarte montado pela produtora Danielle Brito ara homenagear o Manicaca do Ano. O título já é tradição no bloco e reivindicação de mulheres orgulhosas do companheiro que têm. A diretoria do bloco conta que a disputa este ano foi acirrada e análises aprofundadas a respeito do comportamento de cada integrante foram postas à mesa. Venceu o jornalista Sérgio Vilar - este que vos escreve. Embora tenha contestado o título - logicamente sem a presença da respectiva ao lado - foi vencido pelos argumentos convincentes da diretoria e receberá o Troféu Rolo de Macarrão.
-

Quem inaugurou a "homenagem" foi o artista plástico Fábio Eduardo. Os manicacas do ano seguintes foram o produtor Fábio Lima e o jornalista Alex de Souza, angariado com o título nos últimos dois anos. Entre os concorrentes deste ano, figuraram ainda o presidente Lula, o marido da governadora Wilma, José Maurício, o músico Paulo, da banda DuSouto e o jornalista Rafael Duarte. "Rafael estava bem cotado, mas brigou com a esposa (Ana Paula) e vimos ele separado dela no Pratodomundo (o Festival Gastronômico do Beco), então decidimos premiar aquele que religiosamente está ao lado da companheira e não sai sozinho nem com procuração", malha o diretor Júlio César Pimenta.
-

Outra peculiaridade do bloco é a arte estampada nas camisas. A primeira foi confeccionada pelo designer gráfico Afonso Martins. As seguintes receberam o talento do artista plástico e também diretor do bloco Fábio Eduardo, geralmente com a figura do colega artista Marcelus Bob acorrentado pelo pescoço e puxado pela mulher. Todas as cem camisas confeccionadas este ano já foram vendidas. Brinca quem for manicaca, com ou sem camisa.
-

Após o percurso, por volta das 19h30, a banda de frevo fará o arrastão do público presente até o palco oficial do pólo Centro Histórico, armado na esquina da Rua Ulisses Caldas com a Vigário Bartolomeu. Após a apresentação final da banda de frevo, serão realizados dois shows musicais para o público presente, no palco do pólo Centro Histórico, com o Grupo Arrelia e o compositor Maguinho da Silva.
-

Serviço
Saída do Bloco Manicacas do Frevo
Onde: Concentração no Bardallos (Rua Gonçalves Ledo, Centro Histórico)
Data e hora: Hoje, a partir das 17h
Atrações: Banda de frevo, banda Arrelia e Maguinho daSilva.

2 comentários:

Anônimo disse...

300 membros? 25 músicos? onde é isso.

Anônimo disse...

Também acho.

300 membros? Tinha muito mais...

Aliás, só de Manicaca tinha mais do qu eesse número, fora as moças, os manicacas enrustidos e aquela fauna toda...