22 de março de 2010

Artistas Potiguares criam o Núcleo de Jovens Artistas do RN

Desde janeiro deste ano, jovens artistas potiguares têm se reunido no Núcleo de Jovens Artistas. O coletivo, que atualmente conta com cerca de 30 membros, foi criado com o intuito de ser um espaço para discussão das políticas públicas voltadas para a área cultural e qualificação artística.

Em seu projeto de apresentação, o NJÁ se coloca, portanto, como um “um coletivo de pesquisa e experimentação cênica e um fórum permanente de discussão sobre políticas públicas e qualificação artística”.

O núcleo também entende que “A contínua política de grandes espetáculos para promover a gestão de determinado político é insuficiente para o fazer artístico (...) o NJÁ surge da necessidade de o coletivo artístico potiguar unir-se para conhecer o funcionamento das políticas públicas e reivindicar conscientemente seus direitos”.

Atualmente, o Núcleo dispõe de cinco projetos, destinados aos seus membros e a comunidade.

1. Fórum Permanente de Discussão: Palestras e discussões que acontecem todos os sábados, a partir das 10h.

2. Ciclo de Leituras Dramáticas: Contempla textos contemporâneos e clássicos e dispõe de dois meses de pesquisa para os grupos que, ao final do bimestre, devem apresentar o produto.

3. Oficinas: Visa a qualificação artística nas áreas do teatro, dança, música, circo e artes visuais.

4. Oficinas do NJÁ para a comunidade: Espaço para compartilhar experiências e compreender o cenário artístico potiguar.

5. Mapeando grupos e artistas potiguares: Estudo sobre a história, política, conquistas, filosofia e linha de pesquisa dos grupos do estado. O projeto é mensal e a pesquisa, feita por membros designados do Núcleo, é apresentada através de seminários.

As reuniões acontecem todos os sábados, às 10h. Para maiores informações: jovensartistas@gmail.com

Contatos: José Barbosa Neto - 9645-9993

Ana Carolina Marinho - 88964611

Nenhum comentário: