21 de abril de 2010

Em Macau, famílias sofrem com falta d’água na Ilha de Santana

Fotos: AG Sued Instalações hidráulicas antigas, cisternas velhas, a falta d’água constante, além do uso errado da pouca água, trazem grandes transtornos para os que habitam o outro lado do rio.
-
Uma vez perguntaram para Albert Einstein como seria realizada a 3ª Guerra Mundial, qual seria os tipos de armas usadas. Do alto da sua genialidade, ele respondeu que não sabia como seria, mas o motivo seria a água potável. A água é o maior bem da humanidade. Sem água boa para beber, ninguém consegue vive dignamente.

Uma pequena “arenga” entre moradores está acontecendo na comunidade da Ilha de Santana está se formando. Alguns moradores estão se sentindo prejudicados pela falta d’água porque alguém está fechando a torneira na 1ª linha, na comunidade dos Coqueiros, deixando o pessoal que mora mais embaixo, na 2ª linha, de torneiras vazias.

A situação está tão difícil na comunidade, que o aposentado Nazareno Pereira de Oliveira, morador da rua Projetada, 208, teve que cavar um buraco abaixo do cano e colocar um tonel para conseguir aparar água porque a água não tem força para subir além do cano. “Aqui tá assim. O pior é na rua mais embaixo que não chega água de jeito nenhum”, afirma.

Seu Nazareno também reclama que desde novembro a água tem chegado irregularmente, com sua família ficando até duas semanas sem água, “mas todos os meses a conta está vindo mais alta”, disse o aposentado, mostrando uma conta no valor de R$ 83,00, vencida em janeiro último.

Conforme o morador José Erinaldo Ferreira, conhecido como Meu Jovem (foto abaixo), outro agravante para a falta d’água são duas cisternas que estão sendo usadas de forma erradas. Uma velha sisterna recebe água que deveria ser convertida para a população, mas está sendo usada pelo grupo salineiro Dois Irmãos. “Essa água deveria ser para a comunidade. Eles são ricos e têm condições para comprar água”, disse.

A outra cisterna fica ao lado do Colégio Municipal Francisco da Cunha, que está servindo de foco para o mosquito da Dengue porque não há tampa e as pessoas tiram a água de lá sem a mínima higiene. “Durante o carnaval, alguns jovens tomavam banho em cima dela”, reclama Meu Jovem, ressaltando que essa cisterna distribui água pra toda a comunidade de Ilha de Santana.

Água boa para a Ilha de Santana

Segundo Meu Jovem, alguém mal-intencionado (morador da comunidade) desliga a torneira de distribuição da água dessa cisterna ao lado do Colégio Municipal para que a água não desça para a 2ª linha na comunidade mais embaixo, ficando mais forte o fluxo d’água para os que moram perto da cisterna. “A água da nossa comunidade está sem controle, a Caern precisa tomar uma providência”, disse.

Sem proteção nem vigia, um antigo motor bombeia água para a Ilha de Santana, ficando à mercê de vândalos que podem desligar o equipamento e parar o fornecimento de água para milhares de pessoas que vivem na Ilha. Os canos velhos, remendados e de diâmetro inadequado (muito fino) não contribuem para o bombeamento da água. “Os canos que levam água para a Ilha de Santana ainda estão na ponte velha, expostos ao perigo de se romperem com as primeiras chuvas”, alertas Meu Jovem.

“De imediato, já estamos providenciando uma tampa para a cisterna ao lado do Colégio, na Ilha de Santana”, declarou o engenheiro da Caern, Raulyson Ferreira, gerente da estação de Assu e responsável pela operação da empresa na Região do Vale. “A Caern está ciente dos problemas na comunidade e vai fazer tudo para não prejudicar o consumidor”, completou.

O engenheiro Raulyson Ferreira garantiu que as obras de manutenção da rede que abastece a Ilha de Santana vão começar em breve. Ele afirma que todo o material necessário já está estocado na Ilha, inclusive novos canos com os diâmetros corretos. “A empresa responsável está confeccionando as braçadeiras e em menos de 3 meses a obra vai ficar pronta”, confirmou.


Nenhum comentário: