10 de abril de 2010

Notas da Bexiga Taboca

Lançamento do Documentário "O Semeador de Livros"
A conquista de um sonho pode representar para alguns como sendo um desafio, às vezes, inalcançável. Para outros, pode ser fácil até demais. No entanto, há, também, o perfil de quem faz do impossível o motivo para realizar os seus projetos, tornando-os sua razão de viver. Este é o caso do personagem de "O Semeador de Livros", o caicoense José Xavier Cortez. O documentário, com direção de Wagner Bezerra que, também, assina o roteiro com Heloísa Dias Bezerra, é uma realização da Ciência & Arte Comunicação, com co-realização da TV PUC/SP.
Serviço
O que: Lançamento do Documentário "O Semeador de Livros"
Quando: 14/04/10
Hora: a partir das 19 horas
Onde: Teatro de Cultura Popular da Fundação José Augusto – TCP

Capacitação em Projetos Culturais
O Programa de Capacitação em Projetos Culturais, ministrado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é uma iniciativa da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC). O curso é gratuito e seu objetivo é capacitar de forma continuada agentes culturais dos setores público e privado, no intuito de qualificar a demanda no setor cultural. No Rio Grande do Norte, as inscrições estão abertas em Currais Novo até 17 de abril. Importante: como se trata de um curso realizado com etapas virtuais e presenciais, é preciso realizar a prova de nivelamento on-line urgente. Efetue a sua inscrição e acompanhe o calendário de atividades do Programa, acesse:
http://www5.fgv.br/fgvonline/minc/index.asp?idc=00/

Projeto Seis & Meia
A próxima atração nacional do próximo Projeto Seis e Meia é o Trio Iraquitan que está em Natal dia 20 de abril, no Teatro Alberto Maranhão e no dia 23 no Dix-suit Rosado, em Mossoró.

Biblioteca Câmara Cascudo
A Biblioteca Câmara Cascudo inaugura um novo espaço, se trata da "Sala infanto-juvenil Bibliotecária Norma Leite", a partir do dia 12 de abril em comemoração ao dia Nacional do Livro.

Prêmio Clarival do Prado Valladares
O Prêmio Clarival do Prado Valladares, possibilitado pela Odebrecht, está com inscrições abertas até 30 de abril. A ideia deste processo seletivo é incentivar pesquisadores a desenvolver projetos com temas inéditos relacionados à História do Brasil. O, ou os vencedores, já que a comissão de seleção se reserva o direito de escolher tantos projetos quanto considerarem merecedores, terão todas as despesas custeads, desde a pesquisa à publicação e distribuição do livro. Confira o regulamento aqui

Curta-se
Abertas as inscrições para o Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe - Curta-SE 10, para curtas, com até 15 minutos de duração, e longas metragens, a partir de 70 minutos de duração. Os trabalhos devem ser inscritos até o dia 07 de maio, através do site http://www.curtase.org.br/, e os filmes em língua espanhola e em português de Portugal devem estar, obrigatoriamente, legendados em português do Brasil. O Curta-Se 10 será realizado em Aracaju, de 14 a 18 de setembro de 2010. Mais informações: mostras@curtase.org.br / (79) 3302-7092.

Rumos 2010
Estão abertas as inscrições para o programa de incentivo à produção artística e intelectual brasileira do Itaú Cultural. Serão selecionadas produções nas áreas de teatro, música, pesquisa e literatura, que passarão a fazer parte do programa e receberão apoio do Itaú Cultural. As inscrições para o Rumos Teatro, Rumos Pesquisa e Rumos Música podem ser realizadas até o dia 30 de junho. Para o Rumos Literatura, as inscrições seguem até 31 de julho. Os produtos gerados com a iniciativa são distribuídos gratuitamente em instituições culturais e educacionais e disponibilizados para emissoras de TV parceiras e no site do programa. Editais e inscrições :www.itaucultural.org.br/rumos.

Prêmio de Pesquisa Memória Revelada
Estão abertas as inscrições ao Prêmio de Pesquisa Memórias Reveladas - Edição 2010. O concurso de monografias com base em fontes documentais referentes ao período do regime militar no Brasil (1964-1985), está aberto a qualquer pessoa, que pode inscrever, no máximo, 01 (uma) monografia, individualmente ou em grupo. Ao todo serão selecionados três projetos, que serão editorados e publicados, com tiragem de 1000 (hum mil) cópias. O envio das monografias e dos documentos de inscrição deverá ser realizado até o dia 30 de julho de 2010. Mais informações estão disponíveis nos sites http://www.memoriasreveladas.gov.br/ ou http://www.arquivonacional.gov.br/.

Gilberto Freyre
Está aberto o período de recebimento de trabalhos para o 4o Concurso Nacional de Ensaios, promovido pela Fundação Gilberto Freyre. Este ano o tema abordado é a Alimentação na obra de Gilberto Freyre, tendo como referência obras como Açúcar, Nordeste, Casa Grande & Senzala, Sobrados e Mucambos, entre outras. Os trabalhos podem ser entregues até o dia 15 de dezembro de 2010. Confira o regulamento no portal http://www.fgf.org.br/.

Nenhum comentário: