27 de abril de 2010

Primeiro encontro do Fórum da Rede Potiguar de Escolas Leitoras será na próxima quinta-feira

Os encontros estaduais do Fórum da Rede Potiguar de Escolas Leitoras, que são organizados pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), em parceria com o Instituto C&A, a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEEC) e a Assembleia Legislativa do RN, desde o ano passado, já estão com a programação, para 2010, fechada. O primeiro fórum deste ano ocorre no próximo dia 29/04, às 9 horas, no auditório da AL – um dia depois do Dia Nacional da Educação (28/ abril). Com o objetivo de mobilizar a promoção de uma política pública de incentivo à leitura, serão realizados quatro encontros no total, distribuídos nos meses de abril, julho, setembro e novembro.

Participam deste primeiro encontro os autores da Lei da Leitura Literária no âmbito estadual, deputado Robinson Faria, e em Natal, vereador Ney Lopes Júnior, além de representantes de projetos bem sucedidos na área, que farão relatos de experiências. O evento será finalizado com a palestra “Por que a leitura literária favorece à aprendizagem em geral e à cidadania?”, da professora educadora Maria do Rosário de Fátima de Carvalho, doutora em Educação, Professora aposentada do Departamento de Educação UFRN e pesquisadora associada da Fundação Carlos Chagas.

Estas reuniões são voltadas aos gestores municipais, dirigentes municipais e estaduais de Educação, parlamentares e diretores, coordenadores e mediadores de leitura que atuam em escolas públicas, tendo em vista a formação da Rede Potiguar de Escolas Leitoras, sugerida na Lei Estadual nº 9.169/09, de autoria do deputado estadual Robinson Faria. A “Lei da Leitura Literária” dispõe sobre a criação da Política Estadual de Promoção da Leitura Literária nas Escolas Públicas do Estado. Representantes de outras organizações sem fins lucrativos e de interesse público de todo o Estado também são convidadas.

Cada vez mais o incentivo à leitura está se transformando em uma diretriz do poder publico. Recentemente, o Senado aprovou uma lei que obriga todas as instituições de ensino do país a terem pelo menos uma biblioteca escolar. De autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-SP), o projeto também determina que as bibliotecas devam ter um acervo com pelo menos um título por aluno matriculado na instituição.


Confira a agenda dos encontros do Fórum:
29/04 – 9h - Assembleia Legislativa do RN
22/07 – 9h - Assembleia Legislativa do RN
02 e 03/09 - 8h às 12 e 13h30 às 17h30 - Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves, durante o 4º Seminário Potiguar

Nenhum comentário: