25 de maio de 2010

Informes Literários

Morre Edoardo Sanguineti
Morreu na cidade de Gênova no último dia 18, durante cirurgia por causa de aneurisma abdominal, o escritor italiano Edoardo Sanguineti. Poeta, professor de literatura, autor teatral, crítico e ensaísta, também participou da política. O jornal Corriere della Sera registra que “suas ações sempre estiveram caracterizadas por uma batalha cultural iniciada com a experiência vanguardistica dos anos 60”, tendo sido, junto com Angelo Guglielmi, o teórito mais famoso do Gruppo 63, que combatia o hermetismo cultural.

Morre Robert Laffont
O editor Robert Laffont morreu na última quarta, dia 19, em Paris, aos 93 anos. Como lembra o Jornal do Brasil, Laffont editou mais de 10 mil títulos, criou coleções famosas como Pavillons e Bouquins junto a Guy Schoeller e traduziu duas obras essenciais da literatura do pós-guerra: O apanhador no campo de centeio, de J.D Salinger e O deserto dos tártaros , de Dino Buzzati. O estudo do mercado e o lançamento de best-sellers também foram métodos introduzidos por ele.

Prêmio SESC de Literatura
Estão abertas até o dia 30 de setembro as inscrições para o Prêmio SESC de Literatura. Neste ano, os vencedores nas categorias Conto e Romance terão as obras editadas e distribuídas pela Record e participarão da programação literária das unidades do SESC. Além disso, ganharão 10% do valor de capa quando o livro for comercializado em livrarias. Confira o regulamento no site .

Man Lost Booker Prize
O prêmio que, pelo erro cometido no regulamento em 1970, ficou fora da competição naquele ano, foi escolhido em 2010 pelos votos de leitores de diversos países. O vencedor foi Troubles, escrito em 1919, do irlandês J G Farrell, falecido em 1979. Segundo O jornal O Estado de S. Paulo, Ion Trewin, diretor literário da premiação, comentou que se trata de “um romance com tantas qualidades duradouras que nunca, nesses 40 anos, deixou de ser editado”.

Acessibilidade para deficientes visuais
Editado pela Editora da Universidade Federal de Alagoas, Técnicas de Acessibilidade: criando uma web para todos aborda a acessibilidade para os deficientes visuais através da sonorização e instrumentos específicos na Internet. Lançado com apoio do Senai, através do Programa de Ações Inclusivas (PSAI), o livro será agora enviado para dois mil técnicos de informática de todo o país visando a capacitação de profissionais da informática no desenvolvimento de sites acessíveis.

Nenhum comentário: