7 de maio de 2010

Natal celebra o Dia do Artista Plástico

Seguindo um sentimento artístico/poético que leva a arte para as ruas, onde o povo estar, a secretaria de cultura natalense celebra o Dia do Artista Plástico, dentro de uma tendência universal. A proposta do Núcleo de Artes Visuais da Capitania das Artes é promover exposições e intervenções artísticas nos quatro cantos de Natal.

Cinco exposições simultâneas irão acontecer em locais de grande circulação: Rodoviária Nova (Exposição de telas), Aeroporto Internacional Augusto Severo (Exposição de telas), Praça Augusto Severo (Esculturas e instalações), Museu de Cultura Popular (Exposição do acervo de esculturas da Capitania) e Centro Municipal de Artes Integradas - CMAI (Esculturas e instalações).

Além disso, quatro muros de casas, empresas e espaços devidamente autorizados, serão utilizados para que oito grafiteiros façam suas intervenções artísticas respondendo a uma pergunta: “E se a arte invadisse a sua vida?”.

A idéia é que todas as obras expostas fiquem em cartaz durante uma semana, sempre acompanhadas por estagiários que vão esclarecer dúvidas e fazer a ponte para a comercialização das obras em questão. Todos os trabalhos estarão disponíveis para venda.

A abertura oficial acontecerá na Rodoviária Nova, no dia 08 de maio, a partir das 9h, com presença de artistas, autoridades, representantes da Capitania das Artes. A cerimônia marcará o início das exposições e atividades em torno do dia do artista plástico. Na ocasião, será servido um café com tapioca, além de uma apresentação da Orquestra Xilofônica do CMAI, coordenada pelo músico Daniel Resende.

No auditório da Capitania acontecerão as discussões em torno do Plano Nacional de Cultura (32 prioridades para as Artes Visuais eleitas em conferência) e do Plano Nacional de Artes Visuais (5 prioridades), além da participação de artistas potiguares em painéis sobre os temas “Grafitagem e Arte na Web”. A programação também contará com show de encerramento com o grupo DuSouto.

Nenhum comentário: