29 de junho de 2010

Informes Literários

Fliporto
A Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas (Fliporto), que acontece entre os dias 12 e 15 de novembro na cidade de Olinda, em Pernambuco, chega à sua sexta edição. O evento, que integra o Calendário Anual de Atividades e Eventos do PNLL , procura promover o intercâmbio sociocultural, humanístico e turístico entre os países ibero-americanos e os de influência da cultura judaica, com especial destaque para a difusão do livro, ampliação do mercado editorial, produção literária, incentivo à leitura e geração de empregos. Este ano, a autora homenageada é Clarice Lispector.

I Congresso de Língua Portuguesa
A VII Reunião de Ministros da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), ocorrida em 18 de junho no Palácio Nacional de Sintra, em Lisboa, definiu que o Brasil sediará o Primeiro Congresso de Cultura de Língua Portuguesa, entre os dias 2 e 6 de novembro deste ano. Outro ponto discutido entre os representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste foi a reafirmação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa como um dos fundamentos da Comunidade e instrumento essencial para a unidade da Língua Portuguesa e para o seu reconhecimento internacional. Clique aqui para ler a Declaração Final na íntegra.

O Brasil em Frankfurt
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o diretor da Feira do Livro de Frankfurt, Jüergen Boss, assinaram na semana passada o Protocolo de Intenção que firma o Brasil como país-tema da edição de 2013 do principal evento da literatura mundial. Ferreira, em nota do site do MinC, declarou que “quando olhamos para a Feira de Frankfurt é possível que a primeira imagem seja apenas de negócios, mas é também uma possibilidade de diálogo intercultural, de apresentação do Brasil ao mundo”. O site também registra que o convite ao Brasil surgiu devido às recentes políticas públicas implementadas para o segmento do livro, leitura e literatura no país.

Prêmio São Paulo de Literatura
Os finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura vão conversar com o público paulistano em uma série de encontros iniciados no último sábado, dia 26, e que seguem até 27 de julho. Os vencedores nas categorias Melhor Livro do Ano e Melhor Livro do Ano – Autor Estreante serão anunciados no dia 2 de agosto. Clique aqui para conferir a programação e os locais dos debates e palestras.

VI Prêmio Ibero-Americano de Literatura Infantil e Juvenil
Até o dia 30 de junho, a Fundação SM recebe inscrições para a sexta edição do Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil. A convocatória tem por objetivo promover o trabalho de escritores vivos cuja obra, voltada para jovens e crianças e escrita em qualquer uma das línguas faladas em Ibero-América, tenha reconhecida relevância literária. Os candidatos devem ser apresentados por uma instituição cultural ou educativa, associação ou grupo de pessoas relacionados à literatura infantil e juvenil. Mais informações em www.edicoessm.com.br

Dia Nacional do Sistema Braille
Foi publicada na semana passada a lei que institui o Dia Nacional do Sistema Braille, a ser celebrado, anualmente, em 8 de abril, data de nascimento, em 1834, de José Álvares de Azevedo, responsável pela introdução do sistema no Brasil. O objetivo da iniciativa é fortalecer o debate social acerca dos direitos da pessoa cega e promover sua inserção na sociedade; difundir orientações sobre a prevenção da cegueira e acessibilidade material à informação e à comunicação, pela aplicação de novas tecnologias; incentivar a produção de textos em Braille; e promover a capacitação de profissionais para atuarem na educação, habilitação e reabilitação da pessoa cega, bem como na editoração de textos.

Nenhum comentário: