11 de junho de 2010

Natal comemora Bloomsday com programação variada

O Departamento de Letras da UFRN, em parceria com o Departamento de Artes, promove na próxima quarta-feira, 16, uma programação especial para comemorar o Bloomsday 2010. Coordenadas pelo professor Francisco Ivan, idealizador do evento em Natal, as atividades se estenderão das 9h30 às 21h30.

O Bloomsday é comemorado no mundo inteiro, em homenagem ao livro Ulisses, de James Joyce. Durante todo o dia serão realizadas: leitura dramática de texto original da peça "Exiles", de James Joyce, mostra de vídeos sobre a Irlanda e sobre a obra de James Joyce, palestra “Mortos, Vivos e Exilados: o Sublime em James Joyce”, além da apresentação da peça “Exilados”, do mesmo escritor.

A peça será encenada, a partir das 20h, no palco do Teatro Alberto Maranhão e conta a história de um triângulo amoroso entre um artista que luta contra as convenções burguesas, sua mulher de caráter forte e insubmisso e um jornalista de temperamento sensual. Embora a peça aparentemente verse sobre um adultério, Joyce vai além e mostra a frágil divisão de possessão existente quando amor e amizade realizam-se livremente sem restrições.

Essa é a primeira montagem de “Exilados” no Brasil. O espetáculo é dirigido pelo ator e professor da UFRN Alex Beigui e é considerado síntese do pensamento joyciano, além de ser marcado por dados biográficos do autor. O elenco é formado, além de Alex Beigui, pelos atores Rummenigge Medeiros e Rebeka Carozza. O projeto de iluminação é assinado por Ronaldo Costa e a produção é de Tatiana Morais e Leila Tabosa.

Para Francisco Ivan, a montagem representa um marco na cidade e é fruto de vínculo entre a Universidade e a Embaixada da Irlanda no Brasil.

Bloomsday

O Bloomsday é um feriado comemorado em 16 de junho, na Irlanda, em homenagem ao livro “Ulisses”, de James Joyce. É a única comemoração em todo o mundo dedicado a um livro, excetuando-se a “Bíblia”.

O Bloomsday é comemorado na Irlanda pelos amantes da literatura com diversos eventos oficiais e não oficiais, como também, todos os anos, em vários lugares e em várias línguas. Em comum entre os muitos dedicados entusiastas e simpatizantes envolvidos nessas comemorações há o esforço por relembrar os acontecimentos vividos pelos personagens de “Ulisses” pelas dezenove ruas da cidade de Dublin.

O livro relata a odisseia do personagem Leopold Bloom durante 16 horas do dia 16 de junho de 1904 e é considerado um dos marcos da literatura contemporânea ocidental.

Um comentário:

Anônimo disse...

Alex, essa notícia que Exilados é a primeira vez que é montada no BRasil não procede.
Uma das montagens dos Exilados de James Joyce no Brasil, aconteceu em São Paulo no dia 13 de novembro de 2006, no Grande Auditório do MASP, com direção de Luiz Valcazaras, e os atores Leopoldo Pacheco, Lygia Cortez (filha de Raul Cortez) e Rodrigo Lombardi. Essa montagem foi patrocinada pela Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo.Veja o site.
www.cultura.sp.gov.br/portal/site/SEC/menuitem.5615c7adbcf66f17f3cc0039c1...

Israel Carvalho