8 de junho de 2010

Sebrae exibe 37 filmes de Jean Rouch

A obra do cineasta-antropólogo francês, conhecido por seu trabalho sobre povos africanos, poderá ser vista em Natal, entre 21 e 26 de junho, após ser exibida em outras capitais brasileiras

O cineasta-antropólogo francês Jean Rouch, o mais importante realizador no campo do filme etnográfico, ganhou no ano de 2009 (“Ano da França no Brasil”) sua maior retrospectiva no País, comparável apenas à realizada pela Cinemateca Francesa, em 1999.

À ocasião, pesquisadores e cinéfilos brasileiros tiveram a oportunidade de assistir à vasta obra de Rouch e participar de colóquios sobre seu legado, sua relação com a antropologia e com a linguagem cinematográfica. Em seu formato original, a retrospectiva presenteou o público de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília com a exibição de 91 filmes.

No intuito de possibilitar que espectadores de outros centros entrem em contato com esta obra, considerada uma das mais relevantes da sétima arte no século XX, a Associação Balafon (responsável pelo projeto), com o patrocínio da Secretaria do Audiovisual e o Ministério da Cultura, estendeu a retrospectiva para mais 06 capitais brasileiras, dentre elas Natal.

A versão potiguar da mostra conta com a organização local do Navis (Núcleo de Antropologia Visual da UFRN), da Zoon e do Cineclube Natal, e com apoio do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), do Departamento de Antropologia (DAN) e do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN (CCLHA).

Local Auditório do Sebrae - Av. Lima e Silva, 76, Lagoa Nova

Data 21 a 26 de junho, sessões a partir de 15h - Entrada Franca

http://www.balafon.org.br/

21 de junho de 2010

18h15 - Cerimônia de abertura

19h - Sessão especial de abertura

_ Tourou et Bitti – les tambours d’avant (Níger, 1971) 11’

_ Le Dama d’Ambara - enchanter la mort (Mali, 1974) 60’

20h15 - Palestra do curador - Jean Rouch e Glauber Rocha: de um transe a outro

Nenhum comentário: