22 de julho de 2010

Poluição do rio Piranhas-Assu afeta a pesca de mariscos em Macau

O “emporcalhamento” do rio Piranhas-Assu se deve ao grande número de dejetos e lixos jogados pelas cidades da Paraíba e do Rio Grande do Norte que estão ao longo da bacia até sua foz, em Macau.

As marisqueiras de Macau andam légua rio adentro para achar uma gamboa que não esteja poluída para catar mariscos. Atualmente, elas estão trabalhando (catando mariscos) na localidade de Barro Preto, próximo a Porto do Mangue, mais de 30 km longe de suas casas, porque o Rio Piranhas-Assu está completamente poluído, imprestável para a pesca do marisco.

O Rio Piranhas-Assu nasce da junção das águas dos rios do Peixes e Piancó na Paraíba e desemboca no mar, em Macau, a última cidade banhada pelo rio. “A morte vem do berço”, revela o ambientalista Cláudio Gia, ressaltando que a poluição do Rio Piranhas-Assu vem desde sua nascente, desaguando em Macau, no encontro com o mar.

Segundo Cláudio Gia, as principais causas da poluição são: a falta de um saneamento adequado nas cidades ribeirinhas (cujo esgoto acaba chegando ao rio) e a atuação de empresas agrícolas que, criminosamente, lançam produtos químicos nas águas. O rio ainda está num avançado processo de assoreamento, também em virtude de práticas agrícolas irresponsáveis e da retirada de areia para a construção civil.

Conforme Luzinete Gomes da Silva, marisqueira há mais de 20 anos e moradora da comunidade do Valadão, antigamente o leito do rio Piranhas-Assu tinha muito búzio e sururu. A marisqueira atribui a poluição do rio aos viveiros de camarão que despejam águas com produtos químicos no rio e mata os crustáceos. “Perto do mar, a catinga de produtos químicos é muito forte, não presta para pegar os mariscos”, declarou.

Dona Luzinete também responsabiliza a empresa Salinor pelo desaparecimento de mariscos e crustáceos em torno da cidade de Macau. Conforme a marisqueira, a água de grau despejada no rio pela Salinor mata peixes e mariscos. “Outro dia, em Alagamar, o rio estava cheio de peixe morto, parecia até que tinha uma doença que matou tudo. Uma coisa triste”, lamentou a marisqueira.
-
Lonas azuis para cozinhar e descascar mariscos

Quem trafega pelo anel viário de Macau, próximo ao Valadão e a saída para a praia de Camapum, pode observar um grupo de mariqueiras que passam o dia inteiro, debaixo de uma lona azul quente, com suas famílias, cozinhando e descascando sururu. “A gente fique aqui porque é o jeito”, reclamou Maria José, que pesca marisco há mais de 20 anos.

A barraca improvisada foi a alternativa encontradas pelas marisqueiras que moram no bairro Valadão para poder cozinhar e descascar os mariscos protegidas do sol. As catadoras de mariscos também reclama que o prefeito Flávio Veras e os vereadores assumiram um compromisso de pagar um salário durante 5 meses nos meses de defeso. “Até hoje, ninguém recebeu um tostão”, reclama Maria José.

Outra marisqueira, Francisca Gomes da Silva, afirma que o prefeito mandou derrubar as barracas improvisadas com a promessa de construir um galpão somente para as marisqueiras do Valadão, nos moldes do galpão existente no Porto da Pescaria. “Aqui, nos somos esquecidas. Esses políticos só lembram que a gente existe durante a campanha que eles vêm pedir voto”, declarou dona Francisca.

Conforme dona Maria José, os mariscos (búzios e sururu) apanhados, cozinhados e descascados são vendidos a R$ 4,00 o quilo para a população, que passam pelas barracas de lonas azuis no Valadão. A marisqueira afirma quer toda sua família se envolve no trabalho com os mariscos. “Catar os mariscos é a única maneira que a gente tem para sobreviver”.

Nenhum comentário: