20 de setembro de 2010

Informes Literários

Ferreira Gullar, 80 anos
Ferreira Gullar completou 80 no dia 10 de setembro. E o mês reserva outras comemorações para o poeta , já que ele acaba de lançar Alguma Parte Alguma, seu primeiro livro de poemas inéditos após 11 anos. E, no dia 16, recebe o Prêmio Camões, um dos mais prestigiados da literatura de língua portuguesa. Em seu Blog hospedado no Portal do Estadão , o jornalista Ubiratan Brasil comenta: “Gullar tem fama de mal humorado. Não sei o motivo, pois nossas conversas sempre foram marcadas por muitas risadas. Gullar tem o típico humor mordaz, aquele que vê graça em desgraça.” Confira a seção favoritos desta edição.

Ana Maria Machado leva o Prêmio Príncipe Claus
A escritora Ana Maria Machado foi uma das 11 personalidades contempladas com a premiação holandesa Príncipe Claus, edição de 2010. Como lebra o jornal O Dia , “anteriormente, outros artistas brasileiros de diferentes áreas já foram contemplados: Ferreira Goulart (Poesia), Jaime Lerner (Urbanismo) e Cildo Meireles (Artes Visuais)”.

Man Booker Prize
Os seis finalistas do Man Booker Prize for Fiction são Parrot and Olivier in America, de Peter Carey; Room, de Emma Donoghue; In a Strange Room, de Damon Galgut; The Finkler Question, de Howard Jacobson; The Long Song, de Andrea Levy; e C , de Tom McCarthy. O vencedor será anunciado no dia 12 de outubro, em Londres.

Prêmio Alemão do Livro
A Associação do Comércio Livreiro Alemão divulgou a lista dos finalistas ao Prêmio Alemão do Livro de 2010. Dos 148 títulos analisados, foram selecionados: Georgs Sorgen um die Vergangenheit oder Im Reich des heiligen Hodensack-Bimbams von Prag, de Jan Faktor; September. Fata Morgana, de Thomas Lehr; Tauben fliegen auf, de Melinda Nadj Abonji; Andernorts, de Doron Rabinovici; Rabenliebe, de Peter Wawerzinek; e Dinge, die wir heute sagten , de Judith Zander. O vencedor será conhecido em 4 de outubro, durante a Feira do Livro de Frankfurt.

AGENDA LITERÁRIA

3ª Feira do Livro da PUC-SP (SP)
13 a 25 de setembro
Mais informações

Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha)
6 a 10 de outubro
Mais informações

Salão do Livro de Presidente Prudente (SP)
15 a 24 de outubro
Mais informações

56ª Feira do Livro de Porto Alegre (RS)
29 de outubro a 15 de novembro
Mais informações

1º Salão Internacional do Livro da Paraíba (PB)
20 a 28 de novembro
Mais informações

Feira do Livro de Guadalajara (México)
27 de novembro a 5 de dezembro
Mais informações

Nenhum comentário: