8 de outubro de 2010

Auto de São Miguel Arcanjo reúne milhares de pessoas em Extremoz

Foto: Canindé Santos O Evento é realizado pelo segundo ano consecutivo no encerramento da festa do padroeiro

Na noite que se comemora o dia de São Miguel Arcanjo, padroeiro de Extremoz, a prefeitura apresentou o Auto da Aldeia do Guajirú e a Batalha de São Miguel Arcanjo. O espetáculo ocorreu após a procissão e missa celebrada pelo bispo Dom Matias Patrício de Macedo. Cerca de cinco mil pessoas prestigiaram o evento.

A peça contou com 150 atores e foi encenada ao ar livre em dois palcos armados entre as ruínas da primeira Igreja Jesuíta do estado. O ambiente trouxe uma dosagem de realidade à cena da chegada dos jesuítas à Vila de Extremoz, assim como configurou um cenário grandioso para as outras cinco cenas, que contaram o convívio entre índios, europeus e negros naqueles tempos coloniais.

É na última parte, quando é iniciada a batalha de São Miguel Arcanjo contra o mal, simbolizado pela figura lendária da cobra da lagoa, que o auto retoma a cultura local com mais força, narrado por personagens da cidade, como Dedé do Araçá, um senhor cego conhecedor da bíblia, sem nunca a ter lido e os conhecidos contos de Chico do Ouro. A batalha termina com a vitória do santo lutador e com uma grande festa no Céu, que reúne santos padroeiros de todos os distritos de Extremoz.

Nenhum comentário: