8 de outubro de 2010

Campanha para promover o Dia Nacional da Leitura chega ao RN

Iniciativa pretende atingir milhares de pessoas a partir de uma rede inicial de mais de 40 parceiros. No RN, a ONG IDE mobiliza rede de escolas.

Como uma das organizações que mais se empenham em favor da leitura no Rio Grande do Norte, o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) realiza mais uma parceria para promover o ato de ler aos potiguares. O IDE é parceiro local do Instituto Ecofuturo para a realização, pelo segundo ano, da campanha nacional de sensibilização para o Dia Nacional da Leitura, celebrado em 12 de outubro.

Com o mote Todo dia é dia de ler. Lê para mim!, o Ecofuturo busca ampliar a rede de parceiros para aumentar as ações de leitura literária para crianças, até mesmo para os bebês. No RN, o IDE aceitou o convite e entrou na campanha.

A campanha, deste ano, pretende atingir milhares de pessoas a partir de uma rede inicial de mais de 40 parceiros, que estão sendo convidados a participar da ampla divulgação e a desenvolverem ações de promoção de leitura, além de convidar a sociedade a conhecer, utilizar e até apoiar melhorias em bibliotecas públicas, escolares e comunitárias.

O objetivo da campanha é mostrar que o gosto pela leitura nasce no colo dos pais e se estende por toda a vida. Essa constatação vem de diversas pesquisas, como a Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, que aponta que 79% do público considerado leitor se refere à mãe ou ao pai como a pessoa que mais o influenciou a ler.

Biblioteca Virtual

Pensando em quem não sabe como realizar ações de promoção de leitura – em casa, na escola, em bibliotecas e em parques, entre outros lugares – ou não tem ideia do que ler para crianças e jovens, o Instituto criou a Biblioteca Virtual Ecofuturo, hospedada no site http://www.dianacionaldaleitura.com.br/ com textos de referência, especialmente selecionados, além de acervo literário para apoio e consulta, disponíveis para download gratuito.

Na Biblioteca Virtual Ecofuturo, estão disponíveis publicações do próprio Instituto, como o Passaporte Brincar de Ler e o Passaporte da Leitura e da Escrita, que apresentam dicas para pais e professores sobre como iniciar na vida das crianças uma rotina de leituras de forma adequada e também prazerosa e divertida.

Nenhum comentário: