10 de outubro de 2010

Estação emoção para o trem de Khrystal

Foto e texto: Alex Gurgel

É espantosa ver a evolução musical de Khystal solta pelo palco da Casa da Ribeira. O último show que eu vi de Khrystal foi uma antológica apresentação do disco “Coisa de Preto” em pleno Teatro Alberto Maranhão, dentro do Projeto Seis e Meia, fazendo “janela” para o show de Xanguai e Kátia de França. No meio do show da dupla, Xangai convidou Khrystal para cantar. Momento inesquecível.

Sexta-feira passada foi a derradeira apresentação do novíssimo show chamado “O Trem”, onde ela passeia por diversos ritmos brasileiros, mostrando que está pronta para subir ao palco do reconhecimento nacional. De Bossa Nova ao Baião, passando por modinhas de carnaval, Forró das antigas, sambinhas para se cantar somente com o violão e claro, o Coco de Roda, esse molejo que fez Khrystal uma grande voz. Uma espécie de rainha contemporânea do Coco no Nordeste .

Khrystal estava acompanhada pelos músicos Ricardo Baia e Kleber Moreira, parceiros autorais na maioria das canções. Durante o show, Khrystal ressaltou as qualidades musicais de Ricardo Baia, mostrando algumas músicas que foram frutos dessa parceria. A iluminação criou uma atmosfera mágica no palco da Casa da Ribeira, onde os três músicos entraram numa sintonia harmoniosa que se transformou numa noite de epifanias.

Ouvindo a música de Khrystal pode se notar que ela tem estilo próprio, um jeito marcante de mostrar suas influências nordestinas que vem de Jackson do Pandeiro, Elino Julião, Jacinto Silva, Domiguinhos, Guinga, Lenine entre outros. Ela mistura a nordestinidade dos seus ídolos com parcerias dessa nova geração talentosa potiguar como Simona Talma, Romildo Soares e Ricardo Gadelha, cujos nomes ela faz questão de acentuar no show.

Quando Khrystal avisa que vai cantar a última música, a galera solta aquele suspiro de “quero mais” e pede biz. Ela volta ao palco pra agradecer aos aplausos da plateia, que em pé reconhece que nasceu outra grande cantora natalense nas entranhas da Ribeira. Ela finda essa curta temporada deixando a sensação de que é necessário parar numa estação cheia de emoção para ouvir o Trem de Khrystal.

Nenhum comentário: