12 de novembro de 2010

Fotógrafo é agredido por procuradora federal

O Parque das Dunas é o local ideal para se fazer um book. Dez entre dez fotógrafos natalenses escolhem esse cenário pelo contato com a natureza e pelas condições ideais de luz. No ultimo sábado, dia 06 de novembro, o fotógrafo Júlio Resec estava fazendo uma sessão de fotos com algumas modelos no Parque das Dunas e foi violentamente agredido pela procuradora pública federal Cibele Benevides Guedes da Fonseca.

De acordo com o fotógrafo, ele estava trabalhando com algumas modelos para fazer books para uma agência, quando a procuradora Cibele Benevides Guedes da Fonseca vem em sua direção visivelmente irritada porque seu companheiro estava olhando “a pouca vergonha daquelas meninas” (palavras dela). Com sua “autoridade”, a procuradora xingou o fotógrafo e as meninas.

O fotógrafo tentou se defender e a procuradora se sentiu “desrespeitada”, tentou arrancar a câmera fotográfica de Júlio Rasec, que mais uma vez tentou se proteger. Nesse momento, enquanto o companheiro da procuradora já conversava em tons civilizados com Rasec, sua companheira (a procuradora) chegava com os guardas ambientais do Parque das Dunas, e só então se identificando como procuradora federal. Ela alegou que o fotógrafo estava usando de um local público para atos desrespeitosos.

Por alguns momentos, os policiais ambientais apreenderam o equipamento, as adolescentes e deterão todo mundo para averiguação dos fatos até a chegada dos pais e dos responsáveis pelas adolescentes. Todas as mães e pais alegaram que conheciam Júlio Rasec e sabiam que suas filhas estariam exercendo um ensaio Fotográfico artístico e pago por eles (os pais) que nunca teriam motivos para desabonar o trabalho do fotógrafo.

Depois do aval dos pais das adolescentes, a procuradora federal Cibele Benevides Guedes da Fonseca e seu companheiro deixaram o local. O fotógrafo ainda ficou um tempo detido até que os próprios policiais militares olharam as fotos da câmera e liberou todos, comprovando que o material não tem nada de danoso ao Parque das Dunas nem ao pudor das jovens fotografadas.

A Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto) repudia veementemente a atitude da procuradora federal Cibele Benevides Guedes da Fonseca em molestar um fotógrafo que estava trabalhando honestamente, querendo confiscar seus equipamentos, além do material de trabalho (fotos) por supor que ele está faltando com a Lei. Isso caracteriza abuso de autoridade por parte da procuradora que deveria ter um comportamento exemplar.

Os fotógrafos potiguares se sentem ofendidos pelo descontrole emocional de quem deveria zelar pela integridade das adolescentes envolvidas no trabalho fotográfico no Parque das Dunas. O Ministério Público Federal deve desculpas públicas aos profissionais da imagem norte-riograndenses e dar garantias que seus membros (procuradores e juízes) não abusem da autoridade e do respeito que a sociedade conferiu a esses senhores e senhoras da Lei.

Nenhum comentário: