2 de dezembro de 2010

Areia Branca: O lugar ideal para fugir do Carnatal

Texto e fotos: Alex Gurgel

Um lugar tranquilo para se curtir devagar, ao sabor do vento.

Para aqueles que querem ficar longe do Carnatal, a dica é passar uns dias relaxando em Areia Branca e curtir várias praias paradisíacas, na região conhecida como Polo Costa Branca. Nas décadas de 70 e 80, o lugar foi roteiro alternativo para hippies e mochileiros que viram o paraíso nesse cenário de rio, mar, dunas, salinas e caatinga.

Apesar de ainda ser uma vila de pescadores, a praia de Ponta do Mel dispõe de toda a infra-estrutura para o turismo com rodovia asfaltada, hotéis, pousadas e restaurantes. A praia oferece bons hotéis e uma excelente gastronomia, com destaque para os pratos feitos com camarão e lagosta.

Ponta do Mel está distante cerca de 30 km da sede do município de Areia Branca. É exatamente nesse ponto da costa potiguar que o sertão encontra com o mar, criando um cenário exótico, com enormes falésias de terras avermelhadas unidas a vegetação e animais típicos da caatinga sertaneja.

Da pequena vila e seu arruado de casas coladas até o cais do porto, ás margens do Rio Mossoró, a cidade de Areia Branca se espalha por toda parte até o mar. Distante 340 km de Natal, o município tem uma infinidade de belas e diferentes paisagens marinhas, com seus 45 quilômetros de extensão praieira.

Com toda a certeza, a praia de São Cristovão, (ou simplesmente Cristovão) é uma das mais belas paisagens do litoral potiguar. A praia e sua pequena vila de pescadores é pouco visitada e não há hotéis ou pousadas. Porém, tem tudo para se transformar numa grande atração turística do litoral da Costa Branca.

São Cristóvam é uma praia deserta, rodeada de dunas por todos os lados.

Na praia de Ponta do Mel a pequena vila de pescadores se mistura com hotéis e pousadas.

O pôr-do-sol em Areia Branca é deslumnbrante.

Único lugar no mundo onde o sertão encontra o mar.

2 comentários:

Lívio Oliveira disse...

Belas fotos, meu irmão Alex!
Belíssimas!

TANIA RICCIARDI disse...

Tive a felicidade de estar na companhia do fotografo Assis Oliveira, na época namorado, fotografando essa região, aonde Deus criou com tanto carinho.
Espero que os humanos lembe-se disso.
Parabéns Alex