5 de dezembro de 2010

Visitando escrituras rupestres no Seridó

Fotos e texto: Alex Gurgel

Sempre simpático, Carlinhos é um guia bilíngue e especialista em figuras rupestres.

Na semana passada, o funcionário do Grande Ponto e o editor da Revista Turismo RN, Rodrigo Afonso, fizeram uma visita a Carnaúba dos Dantas, distante 240 quilômetros de Natal. Com potencialidade para o turismo pré-histórico, a cidade se destaca pelo seu conjunto de mais de 80 sítios arqueológicos, um dos mais importantes da América do Sul em pinturas rupestres.

Para chegar a dos sítios e apreciar as gravuras rupestres, o turista vai precisar de um guia para seguir a trilha. Nós encontramos o guia mais invocado do Seridó, conhecido na cidade como Carlinhos, o único guia bilíngue de toda Região. Com seu inglês fluente, Carlinhos recebe turistas de toda parte do mundo que se interessa por arqueologia e pré-história.

Carlinhos disse que aprendeu inglês sozinho, ouvindo a rádio BBC de Londres por volta de 2003, aperfeiçoando com um curso avançado no Senac e segue treinando com os gringos que chegam à cidade. Ele já foi matéria no programa “Domingo Espetacular”, da TV Record, aparecendo no quadro “Achamos no Brasil”, apresentado pela jornalista Renata Alves. Ele mantém um blog com dicas de inglês pra galera treinar (CLIQUE AQUI).

Atualmente, Carlinhos é coordenador de turismo do município e guia regional cadastrado, especialista em gravura rupestre. Ele nos guiou até o “Sítio Xique-xique I”, com pinturas rupestres de tradição Nordeste, sub-tradição Seridó, datadas de aproximadamente 10 mil anos. As figuras representam os costumes dos antigos índios como dança, caça, pesca, lutas, sexo e cenas abstratas.

Em estilo mouro-medieval, o Castelo Di Bivar, um dos cartões postais de Carnaúba dos Dantas.

O Castelo Di Bivar pode ser visto de cima da serra onde está o sítio arqueológico Xique-xique I.

Pinturas rupestres de tradição Nordeste, datadas de 10 mil anos, no sítio Xique-xique I.

Estrutura montada para que os turistas possam ver as gravuras rupestres confortavelmente.

O Monte do Galo é outro ponto de visitação em Carnaúba dos Dantas com forte apelo para o turismo religioso.

2 comentários:

Damiao disse...

Só tenho agradecer pelo apoio pena que o turismo do Rio Grande do Norte esteja concentrado apenas no sol e mar o que tem deixado o turista enfadonho, lembrando que o sítio arqueológico ainda não está liberado para visitação, isto é, o sítio xique-xique I e II, obrigado pelo carinho e o link é este aqui http://www.englishtips-self-taught.blogspot.com Quero convidar seus leitores e lembrar meu amigo Gurgel para linkar meu blog..rssss...que por sinal todos os dois seus, lindos e maravilhosos estao no meu blog. Você pode ter certeza que tem um parceiro para lhe acompanhar nas viagens de volta ao Serido.

Maria Maria disse...

Muito interessante a matéria sobre o Seridó. Obrigada por divulgar nossa terrinha!!!!

Um abraço,

Maria de todos os Seridós