15 de novembro de 2011

VI Pega de Boi no Mato aconteceu domingo



Clique na imagem para ver a reportagem da TV Acari.

Domingo passado, aconteceu a 6ª edição da Pega de Boi no Mato, na Fazenda Pitombeira, em Acari, distante 200 km de Natal. O evento reuniu toda a vaqueirama da região do Seridó disposto em manter a velha tradição de juntar o boi solto na caatinga quando termina o período de apartação do gado.

No começo de novembro, quando a terra está esturricada nos sertões de Acari, a pega de Boi no Mato reúne os vaqueiros da região para uma grande festa, onde o ponto alto do evento é correr atrás do boi que se embrenha pela caatinga. O vaqueiro campeão será aquele que pega o boi, derrubá-lo e colocar a máscara no menor espaço de tempo.

Tudo começa a boquinha da noite do sábado, com a Missa do Vaqueiro, na Fazenda Pitombeira, quando cavalos, vaqueiros e seus apetrechos são bentos pelo padre da cidade. Todo o evento é comandado pelo “coronel” Marcos Nepomuceno, que busca resgatar a tradição dos antigos seridoenses.

Na manhã do domingo, com a fé estampando o peito de coragem, os cavaleiros da caatinga vestem suas armaduras de couro e partem atrás do gado solto no mato para pegar o boi pelo rabo, derrubar e mascarar o animal. O rosto do vaqueiro rasgado pelos espinhos de jurema vale como troféu pela sua valentia em se embrenhar na caatinga atrás do boi.

Nenhum comentário: