4 de março de 2012

Aphotistas navegam pelo Estuário do Rio Potengi

Aphotistas e convidados embarcaram no Chama-Maré para navegar pelo Rio Potengi.

Mais de 60 aphotistas entre sócios, amigos e convidados, embarcaram no barco-escola Chama-Maré para navegar pelo Rio Potengi e conhecer a cidade por outro ângulo. O passeio foi uma verdadeira aula de meio-ambiente e respeito ao estuário do Potengi dentro de um roteiro conduzido por uma equipe formada por alunos e professores dos cursos de Turismo, História e Biologia da Universidade Potiguar, além de um comandante e dois marinheiros que completava a tripulação.

 “O Chama-Maré é uma estrutura flutuante que funciona como espaço pedagógico de educação ambiental, voltado para uma visão crítica e reflexiva sobre questões ambientais do Rio Potengi”, explicou a professora Ana Neri. O trajeto inclui as belas paisagens e cartões postais de Natal, com os professores se revezando no microfone, dando informações ambientais e históricas sobre a paisagem que está sendo fotografada.

Saindo do Iate Clube, o catamarã segue no sentido da Boca da Barra, passando pela Ponte Newton Navarro, Fortaleza dos Reis Magos, Redinha e Cemitério dos Ingleses. O Chama-Maré segue em direção à Ponte de Igapó e volta pela Base Naval e Porto de Natal, passando pelo Canto do Mangue e Pedra do Rosário. Esse percurso, de cerca de 1h30.

Conforme Carla Belker, diretora de eventos da Aphoto, não foi cobrada taxas porque houve uma parceria entre o Idema (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte) e a Aphoto para um passeio-aula no Potengi. “Além de oportunizar lindas fotos, o passeio é uma forma de estimular o desenvolvimento de uma consciência ambiental com relação a esse importante patrimônio natural da cidade que é o Rio Potengi”, disse Carla.

Saiba mais sobre o Estuário do Rio Potengi e sobre o projeto Chama-Maré, realizado pelo Idema, através do Governo do Estado do RN.

Aphotista em ação, fotografando o pôr-do-sol no Rio Potengi.

Aphotista em ação no Rio Potengi, capturando ângulos diferentes da cidade.

Rampa.

Fortaleza dos Reis Magos

Boca da Barra

Cais do Porto de Natal

Estuário do Rio Potengi.

Um comentário:

dani-nad barb disse...

ai de uma olhada no meu blog www.poemassabedoria.blospot.com.br
oky