27 de março de 2012

Aventuras Fotográficas no Planalto da Borborema

Fotógrafos potiguares foram numa Expedição Fotográfica à Pedra do Ingá, na Região Agreste da Paraíba.

No estilo bate e volta, fotógrafos potiguares visitaram a Pedra do Ingá, no Agreste paraibano.

Na manhã de ontem (domingo), a nave aphotista rasgou a BR 101 por volta das seis da manhã com sua tripulação de fotógrafos. O tempo nublado acompanhou a confortável viagem, que foi regada a boa conversa e muita expectativa do que aconteceria naquele dia em terras paraibanas. Como num passe de mágica as três horas de viagem até a cidade de Ingá, na Região Agreste da Paraíba, passou como num minuto.

A nave aphotista foi direto para a Fazenda Pedra Lavrada, onde está localizado o sítio arqueológico da Pedra do Ingá com inscrições em baixo relevo do tipo Itacoatiara, um dos sítios rupestres mais conhecidos no mundo. De acordo com o guia local Denis Mota, as inscrições ocupam 15 metros de extensão por 2,3 m de altura no paredão, com vários signos rasgados na pedra que traduzem fases do sol, da lua, medição do tempo entre outros sinais ambíguos.

Os aphotistas ávidos por fotografias continuaram seus cliques na loja de artesanato, onde lembranças da Pedra do Ingá são ofertadas. Após o almoço, o grupo subiu a serra para a comunidade de Pontina, distante 15 km do Ingá, conhecer a pequena lagoa pleistocênica, formada entre as rochas, onde os animais da mega-fauna procuravam para beber água. Até hoje, a família do pequeno Zico mata a sede com a água do lago pré-histórico.

Do algo do cruzeiro, o planalto da Borborema se descortina no horizonte entre serras e pequenas vilas. Destaque para a solidariedade da família Aphoto, sempre com a mão amiga estendida para ajudar uns aos outros durante a subida e descida do Cruzeiro de Pontina. A dificuldade da aventura fotográfica na escalada, fez com que o pôr-do-sol fosse capturado na estrada em direção à casa potiguar. 

Algumas cenas da Expedição Pedra do Ingá PB

Comunidade de Pontino, distante 15 km da cidade de Ingá.

Igreja de São Francisco, no alto da chapada Borborema.

Capelinha de São Francisco, na comunidade de Pontino.

Subida dos aphotistas ao alto do cruzeiro.

Lagoa pré-histórica que ainda é usada para matar a sede.

Aphotistas vencem a subida até o alto do cruzeiro de Pontina.

Comunidade de Pontina vista do alto do cruzeiro.

Melancia do mato, um frutinha brejeira encontrada na subida.

Aphotistas após capturar imagens da chapada Borborema

Aphotistas fotografando a figuras rupestres na Pedra do Ingá.

Guia local Denis Mota, acompanhou o grupo o dia inteiro.

3 comentários:

Gonzaga Filho disse...

Belas imagens de uma aventura maravilhosa de um mergulho no passado em cenário tão bucólico.

Terminei um curso de fotografia a poucos dias e fico com inveja (boa é claro!)em ver um grupo registrando coisas tão belas.

Escrevo, pinto e agora para completar quero entrar no mundo da fotografia, pois eu amo tudo que é arte.

Gonzaga Filho

http://celeirodetalentos.blogspot.com

Edilaine Dias disse...

Eu, como uma moradora da Comunidade de Pontina, fico lisonjeada em ver a minha humilde comunidade em plena postagem em seu blog, falando tão bem de nós. Aqui é realmente de uma beleza natural linda, que termina sendo esquecida pelos próprios moradores, a vista do cruzeiro é encantadora, porém esquecida e quase não visitada. Eu agradeço a visita de vocês, e os convido novamente para voltarem. Beijão, Edilaine Dias'

)( disse...

Fantásticas imagens da nossa singela e grandiosa Pontina. Parabéns pelo trabalho e por terem nos prestigiado com imagens de uma paisagem pacata, e ao mesmo tempo esplêndida. Sitam-se convidados a voltar quando quiserem para explorar esse cenário cheio de segredos e surpreendente.