18 de julho de 2012

Workshop Introdução à Fotografia de Natureza

clique no cartaz para ampliar

Com incursões pela Mata Atlântica e praias intocadas da região de Camboriú, em Santa Catarina, o fotógrafo Araquém Alcântara realiza de 08 a 10 de setembro próximo, o Workshop Introdução à Fotografia de Natureza, promovido pela Editora Photos.

Serão 03 dias de imersão no universo fascinante da fotografia de natureza, com aulas práticas diárias e as dicas do professor após a produção. Uma longa aula com projeção de imagens abre o workshop e logo em seguida, os alunos vestem a roupa de guerra para começar as caminhadas.

Segundo Araquém, no contato com a natureza intocada, o aluno vai descobrindo o prazer de contemplar e se envolve em uma interessante terapia de grupo. “Com o suor da caminhada, as resistências se abrandam, surge uma disposição geral para conhecer e trocar percepções. Logo se estabelece uma interação entre os alunos e eu posso avançar na discussão de assuntos mais subjetivos como composição, enquadramento, consciência do ver, etc. Os toques que dou nas caminhadas se aprofundam nas conversas noturnas. O aluno vai entendendo na prática que deve mudar a atenção do seu olhar, contemplar com o coração e a mente unidos, reparar detidamente nas formas e nos espaços vazios”.

A última aula é a mais importante, porque os alunos escolhem as melhores fotos de toda a produção e as submetem à avaliação do professor: “As surpresas acontecem” comenta Araquém. Ás vezes, alguns profissionais apresentam um material pobre, carregado de vícios. Outras vezes, um iniciante com câmera simples surpreende com um olhar diferenciado. Invariavelmente surge uma ou outra imagem que alcança o status de arte.

Através dos exemplos fornecidos pelos próprios alunos, Araquém procura desmontar o conceito de que a boa fotografia é privilégio de poucos: “tento ampliar a visão do aluno esmiuçando a análise dos erros e dos acertos, provocando-os a se reinventar, a praticar constantemente, a buscar a harmonia. Quem entende a mensagem nunca mais volta o mesmo”.

Para maiores informações, o site é:
http://www.editoraphotos.com.br/training/araquem/index.asp

Nenhum comentário: