21 de agosto de 2012

Expo Contemporânea 2012

Foto: Max Pereira
Lentes apontadas para o futuro, e foco dirigido ao presente. É o mote por trás da exposição coletiva "Expo Contemporânea 2012", que será aberta nesta quarta-feira, às 19h30, no Solar Bela Vista. A mostra - que ficará aberta até o dia 05 de setembro - reúne trabalhos de veteranos e novatos com o objetivo de pensar, atualizar e indicar novos rumos para a fotografia praticada atualmente no Estado. 

A mostra reúne 20 trabalhos selecionados por meio de curadoria de Marcelo Buainain e Numo Rama, dois profissionais de renome na área. A seleção é resultado da análise de mais de 60 inscrições feitas durante convocatória que durou apenas 10 dias. Cada fotógrafo podia enviar até três imagens. "A proposta foi lançar um olhar diferenciado sobre a fotografia local. Algo além das paisagens, e do lugar-comum", explica a jornalista e fotógrafa Elisa Elsie, uma das produtoras da exposição, com a Duas Estúdio.

A Expo Contemporânea deseja reunir imagens que vão além da fotografia comercial, ou de temas comuns associados à cultura nordestina - sem propriamente, excluí-las. "Claro que o fotógrafo pode registrar um cenário natural ou algo folclórico, mas desde que faça diferente, sob uma nova perspectiva", diz. Segundo Elisa, há uma nova fotografia sendo trabalhada no Estado, algo mais autoral, mas que ainda não tem a exposição que merece. "Queremos que os fotógrafos se preocupem em fazer novas abordagens", ressalta. 

Marcelo Buainain destacou a importância do evento, observando que a Expo é muito mais que uma simples mostra coletiva. "É uma iniciativa que certamente trará significativa contribuição para a fomento e amadurecimento da fotografia no Estado", disse. Entre os fotógrafos selecionados estão Alex Régis, Alex Fernandes, Ana Silva, Denis Job, Ney Douglas, Rodrigo Sena, Anderson Grant, Lara Ovídio, Tiago Lima, entre outros. "Recebemos trabalhos de Macau, Caicó, de gente dos 20 aos 60 anos. Faremos um belo painel", disse Elisa. 

Fonte Tribuna do Norte

Nenhum comentário: