12 de dezembro de 2012

Virada Cultural de Natal

clique no cartaz para ampliar

Está se aproximando a tão sonhada Virada Cultural de Natal. As 24h de diversão e cultura propostas pelo Dosol e Casa da Ribeira acontecerão dias 15 e 16 de dezembro numa espécie de Circuito Cultural Ribeira ampliado com programação nas ruas, nas casas e onde mais der para ocupar.

O que é e como vai acontecer a Virada Cultural Natal? Anderson Foca, produtor do Dosol, respondeu alguns questionamentos e dúvidas, para clarear as ideias do público.

1) Quando e onde é a Virada Cultural Natal?
Entre os dias 15 e 16 de dezembro. Exatamente do dia 15/12 às 18h até às 22h do dia 16/12 no Bairro da Ribeira.

2) Como vai funcionar isso?
As viradas culturais propõem 24h de programação cultural sem parar quando acontecem em várias cidades do Brasil e do Mundo. Aqui vai ser exatamente a mesma coisa. As atrações serão divididas entre diversas casas e ruas da Ribeira e durante todo o tempo alguma ação cultural vai estar rolando.

3) A Virada Cultural Natal é o Circuito Cultural Ribeira?
São gestões e orçamentos distintos mas a Virada Cultural Natal usa sim a plataforma do Circuito Cultural Ribeira para acontecer.

4) Porque a Virada Cultural Natal não acontece em outros pontos da cidade?
Estamos no primeiro ano da empreitada, gostaríamos de estar em mais pontos da cidade, mas com o orçamento que conseguimos levantar ficou impossível ir além do bairro de origem idealizado para atividade que é a Ribeira. Viradas Culturais (mesmo as bancadas pelo poder público, que não é o caso da nossa) normalmente costumam centralizar as atividades num mesmo bairro. Só para dar como exemplo, a Virada Cultural de São Paulo, a maior do país, acontece quase que na sua totalidade no Centro da cidade, nem por isso deixa de ser a virada cultural da cidade toda.

5) Por que não tem grandes artistas de fora na programação que está sendo anunciada?
Porque acreditamos que conseguimos fazer uma atividade excelente, bonita e relevante só com os artistas (em sua maioria) da cidade. Os artistas grandes de outros estados já passam por aqui com bastante frequência em outros eventos culturais, inclusive organizados pelo poder público, como Natal em Natal e o Agosto da Alegria. Achamos desnecessário repetir essa fórmula agora.

6) Há possibilidades de artistas de outros estados e países participarem de outras edições?
Sim, depende de orçamento, afinação cultural com o projeto e afinidade artística com o que propomos para a Virada.

7) Há possibilidade de outros Polos da Virada Cultural Natal fora da Ribeira nos próximos anos?
Sim, torcemos muito para que a atividade cresça a esse ponto. Seria inédito no país ocupar a cidade inteira com cultura numa Virada Cultural.

8) Paga para entrar em alguma atividade da Virada Cultural Natal?
Não. A Virada Cultural Natal tem entrada em todos os Polos 100% gratuita.

9) O que falta para Virada Cultural Natal ser uma atividade vencedora e relevante neste primeiro ano?
Vocês (nós) fãs de música, teatro, artes plásticas, cinema e demais áreas da cultura irem em peso e abraçar a programação (e inclusive intervir nela). Esperamos todo mundo na Ribeira dias 15 e 16 de dezembro.

Nenhum comentário: