1 de março de 2013

Uma Rede para embalar fotos

clique nas imagens para ampliar
Comitiva potiguar. Da direita para a esquerda: Pablo Pinheiro, Luciano Nobre, Itamar Nobre, Paula Geórgia, Sônia Figueiredo, Alex Gurgel e Henrique José.

Texto: Alex Gurgel
Fotos: Chico Alencar

O Centro Dragão do Mar Arte e Cultura, em Fortaleza, foi o palco inicial do II Encontro da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil (RPCFB), no final de fevereiro de 2013. Abrindo as discussões, a palestra do antropólogo Renato Ortiz tratou sobre a “Formação de uma nova imagem para o Brasil”, deixou o público pensando na “identidade visual da fotografia brasileira”. A abertura oficial foi feita pelo fotógrafo carioca Milton Guran e contou com a presença de alguns políticos cearenses, além do presidente da RPCFB, Iatã Canabrava.

Ao sabor dos ventos praieiros que sopram em Terras Alencarinas, os confrades fotógrafos discutiram temas como “políticas públicas e novas plataformas para a fotografia”, anunciando que a economia criativa está fortemente presente na produção cultural da fotografia brasileira. “Todo mundo traz nas memórias de infância o gosto pelo circo e pela fotografia”, disse Antônio Grassi, presidente da Funarte, acenando para a criação de uma Coordenação/Gerência de Fotografia dentro da Funarte. Anúncio muito comemorado pelos presentes.

A brisa do mar de Iracema bafejou as discussões da Rede sobre a produção cultural da fotografia brasileira durante três dias. Dentro desse agitado balaio cultural, os Grupos de Trabalho (GTs) abordaram ainda assuntos como “políticas públicas para fomento, pesquisa e difusão da fotografia”, “memória do passado e do futuro”, “educação, formação, projetos sociais e ações socioculturais”, entre outros temas. Vários livros e catálogos fotográficos foram lançados no hall da piscina do aconchegante Hotel Sonata.

O fotógrafo paraense Miguel Chikaoka falou sobre a necessidade de descentralização da Rede, reforçado pelo presidente Iatã Canabrava que justificou a ideia de “federalização” da Rede com representações regionais. No Nordeste, a coordenação ficará com o fotógrafo potiguar Pablo Pinheiro, que declarou: “No Encontro da Rede, os participantes do Norte e Nordeste mostraram que foram muito articulados e fizeram o dever de casa. Nós vamos continuar nesse caminho”.

A Comitiva Potiguar também contou com a participação deste escriba e Luciano Nobre, representando oficialmente a Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto), além do professor da UFRN Itamar Nobre da fotógrafa e produtora cultural, Sônia Figueiredo, da fotógrafa e arquiteta Paula Fernandes, e de Henrique José, fotógrafo e produtor cultural, coordenador da ong Zoon. Todos os potiguares são filiados à Aphoto e são membros ativos do Foto|RN – Fórum Permanente da Fotografia do RN.

Na areia da praia, um varal fotográfico encantava as pessoas que passeavam pelo calçadão, um telão projetava fotografias ao público que assistia confortavelmente nas cadeiras “espreguiçadeiras” e dois contêineres abrigavam uma mini-fototeca climatizada, apresentando a literatura fotográfica cearense aos visitantes. No final de tudo, como se os congressistas acalentassem o desejo de mudar, mas mantendo o mesmo time da diretoria administrativa da primeira gestão, a Assembleia Geral elegeu o fotógrafo mineiro Eugênio Sávio como novo presidente da RPCFB para um mandato de três anos.

Após os derradeiros trabalhos da Rede, alguns congressistas ficaram em Fortaleza aproveitando os prazeres da luz cearense. Na manhã de domingo, um grupo visitou a casa de José Albano, um dos fotógrafos mais importantes do Ceará, que mora em um sítio rodeado por Mata Atlântica, na distante comunidade de Sabiaguaba. Todos ficaram encantados com a história e o modo de vida do fotógrafo. Para aqueles que ficaram em Fortaleza até a segunda-feira, o Instituto da Fotografia realizou uma oficina lúdica com Miguel Chikaoka, fechando em epifania a trama da grande Rede.

Sob a luz do Ceará, os congressistas posam para a foto oficial, na praia de Iracema.

Mesa de debates. Da direita para esquerda: Roberto Comodo, Clício Barroso, Iatã Canabrava, Carlos Carvalho e Milton Guran.

Plateia atenta aos debates do II Encontro de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil, em Fortaleza.

Nenhum comentário: