27 de janeiro de 2006

NOTAS - Voz do Grande Ponto

Artista plástico Fábio Di Ojuara
Barrados no Salão de Arte
A premiação do IX Salão de Artes Visuais do Natal, ocorrido na Capitania das Artes e promovido pela Prefeitura de Natal, não agradou alguns artistas que se sentiram rejeitados pela Funcarte. Artistas potiguares renomados foram desclassificados sumariamente, entre eles estão Assis Marinho, Iaperi Araújo, Valderedo Nunes, Franklin Serrão e Fábio Di Ojuara. De acordo com um grupo de artistas “excluídos”, tudo leva a crer que houve uma “panelinha” para a escolha de participação na mostra. Conforme o artista e escritor Fabio Di Ojuara (foto), também há indícios de favorecimento quanto à indicação para a Menção Honrosa de vários artistas, entre os quais é citada a artista plástica Andréa Galvão, irmã do presidente da Fundação Capitania das Artes, Dárcio Galvão. A configuração do “nepotismo cultural” no órgão oficial de cultura natalense é observada pelos artistas que prometeram boicotar o evento no próximo ano. “O Salão de Artes objetiva projetar o que há de melhor nas artes visuais do Estado, mas está sendo usado para premiar parente. É por essa razão que há um desgaste muito grande na arte potiguar. Agora, toda merda é arte”, desabafou Fábio Di Ojuara. O artista plástico Franklin Serrão e o poeta Plínio Sanderson estão organizando a “I Exposição dos Excluídos no São de Artes Visuais de Natal”, a ser a realizado no dia 8 de maio, dia do artista plástico, com a participação de mais de 200 artistas. Inclusive com alguns artistas internacionais que foram convidados. Até agora, os organizadores não confirmaram o local, mas deverá acontecer no Solar Bela Vista, em frente a Capitania das Artes. Em tempo: Os vencedores do IX Salão de Artes Visuais de Natal, que receberam prêmios no valor de R$ 4 mil, foram Flávio Freitas, Marcelo Gandhi e Roberto Bezerra. Na categoria talento, o vencedor foi Wendell Gabriel, que recebeu mil reais.

Curso de Fotografia
Estão abertas as matrículas para aqueles que querem aprender a fotografar profissionalmente com qualidade, de uma maneira eficiente e rápida. O Practical Cursos avisa que abrirá uma turma para ensinar fotografia para iniciantes, com máquinas digitais e convencionais. Durante o curso, com duração de 06 meses, o aluno vai dominar técnicas de composição, domínio da luz natural, uso do flash, fotografia de paisagens, book, arquitetura, entre outros temas. Mais informações através do telefone 84 3211-5436.

2006 Cheio de Arte
O empresário Junior, da gráfica Offset, teve uma ótima idéia quando decidiu produzir calendários promocionais com obras de artes dos artistas natalenses Marcelo Fernandes e Fábio Eduardo. No calendário de parede, os cones abstracionistas de Marcelo, feito em giz de cera sobre cartão, ilustram os meses do ano. No calendário para mesa, em forma de pirâmide, os traços expressionistas de Fábio enchem de arte os meses de 2006.

O Graal de Osório Almeida
O jornalista, poeta, escritor e ativista político, sendo o último comunista de esquerda vivo na Terra de Cascudo, vai lançar um livro no começo de fevereiro, onde pretende desvendar o mistério do Santo Graal, o cálice que Jesus usou na última Ceia, com seus apóstolos. Com o título “De Volta ao Castelo do Graal”, a obra é fruto de um estudo cientifico do autor onde ele afirma que fez uma descoberta importante, com um final intrigante e verossímil, baseado no livro “A Lenda do Graal”, de Chrétien de Troyes. Em formato de bolso, o livro é o primeiro lançamento da Editora Sebo Vermelho em 2006 e tem uma tiragem limitada de 300 exemplares.

As Pelejas de Ojuara
Em um rápido encontro em Natal com autoridades do governo do Estado e da prefeitura, o produtor cultural Carlos Barreto fechou acordos para iniciar as filmagens, baseado no livro “As Pelejas de Ojuara – a verdadeira história do homem que virou bicho”, do escritor potiguar Nei Leandro de Castro. Tudo indica que as filmagens começarão em abril tendo como protagonista o ator Marcos Palmeira. A atriz Cláudia Raia foi convidada para interpretar a personagem Mãe de Pantanha. Nei Leandro torce para que a escritora Clotilde Tavares seja devidamente convocada para atuar como Clotilde Alicate, personagem inspirado na própria escritora. O romance será dirigido pelo diretor Moacy Góes e começará explorando os cenários seridoenses.

Rodoviária agonizando
A maioria dos turistas que visitam Natal não deve conhecer de perto a Rodoviária da Cidade da Esperança que vive em total abandono, numa fase de decadência gritante. Inaugurada em 1982 e desprezada ao longo do tempo, a rodoviária está sem água há mais de duas semanas, tendo como conseqüência a sujeira que invadiu os banheiros, exalando um cheiro horrível e comprometendo todos os serviços do local, inclusive aqueles oferecidos pelas lanchonetes. Sendo um dos principais destinos turístico do Nordeste, a cidade de Natal parece que não dá importância para aqueles visitantes que chegam de ônibus.

Senado Concorrido
Faltando menos de nove meses para as eleições deste ano, vários são os candidatos a senador nas próximas eleições. Já estão confirmadas as candidaturas do presidente estadual do PSDB, Geraldo Melo; o atual senador Fernando Bezerra; o presidente da OAB, Joanilson de Paula Rego, o presidente do PMN e da Assembléia Legislativa, deputado Robinson Faria e o deputado federal do PFL, Ney Lopes. Vendo a fila de gente para entrar no senado, o ex-candidato a prefeito de Natal, Miguel Mossoró, afirmou que será candidato a deputado estadual, mas não perdeu a oportunidade de dar uma mãozada no seu adversário nas últimas eleições: “Eu tô doido para que Ney Lopes seja candidato ao senado. Se ele for para a disputa, eu também serei candidato a senador só pra dar uma nova surra de votos nele”.

Vereadores Amordaçados
Eleitores atentos não entendem o porquê dos vereadores “oposicionistas” permanecerem calados diante do impasse entre a Prefeitura de Natal e a classe médica, enquanto a população pobre morre a míngua, sem assistência médica nos hospitais públicos e privados, credenciados pelo SUS. O vereador peemedebista Geraldo Neto faz boca de flashecler, não falando sobre o assunto e nem muito menos apoiou o vereador Hermano Morais, líder do PMDB, que entrou na Justiça Comum com uma Ação Judicial contra a Prefeitura. Os verdes sem cargos, Aquino Neto e Sargento Siqueira, também ficaram omissos, mesmo com o combate intenso do vereador ecológico Gilson Moura contra as atitudes do prefeito. Agora, o que causa mais estranhamento é o comportamento do sempre valente petista, vereador Fernando Lucena, que esqueceu o assunto completamente.

Arrogância Pública
“Quando eu quero ferrar alguém, eu ferro olhando nos olhos da pessoa”, disse o titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Glauberto Bezerra, ao ex Corregedor Geral da Polícia do Estado, Oswaldo Monte, quando o exonerava. O ex Corregedor chamou o estatuto da Polícia Militar de arcaico e disse que o modelo de segurança adota nacionalmente não abre mais espaço para o que ele chamou de “organização ultrapassada”. “A PM concentra todos os poderes na mão de um comandante que faz o que bem entende”, ressaltou. Oswaldo Monte denuncia que o comandante da Polícia Militar, coronel Marcondes Pinheiro, vem tentando evitar que processos administrativos sejam abertos contra oficiais e que apenas pequenos servidores estão sendo punidos. “Existe 140 requisições esperando bela boa vontade do comandante em abrir os processos. Isso representa 163 militares impunes”, disse. O ex Corregedor ainda afirmou não temer represálias contra sua integridade, mas jogou a responsabilidade de qualquer incidente sob o secretário Glauberto Bezerra e o coronel Marcondes Pinheiro.

Tabatinga for Gringos
Recebo e-mail de Cíntia Gushiken, totalmente indignada por causa da construção de um enorme hotel-resort na praia de Tabatinga. “Se pelo menos fosse uma pousada ecológica... Como se tudo fosse sinal de progresso, vejo que muitos concedem licença sem pensar no amanhã! Imagine o grande prejuízo visual que aquela região tão linda sofrerá!” escreveu Cíntia. E se não bastasse isso, não é justo que teremos que ver um litoral tão lindo como é Tabatinga ter a sua vista tampada por um paredão de concreto, ficando somente a mercê de quem poderá pagar em dólar ou em euro. “Deixo aqui meu protesto para quem concedeu licença para o estrago que esse grupo fará na Praia de Tabatinga”, completou. É isso, nem os pulos dos golfinhos vão salvar tamanho estrago!

Carnaval em Mossoró
“Com a capacidade do povo mossoroense em fazer grandes espetáculos, se a cidade de Mossoró inventasse de fazer carnaval, acabaria o carnaval em Natal. Eu admiro o bairrismo do povo de lá. Se me convidassem, eu levaria ‘Os Antigos Carnavais’ para lá”, disse o folclorista Gutenberg Costa, organziador da troça carnavalesca Antigos Carnavais.

Nenhum comentário: