17 de janeiro de 2006

O Encanto da Casa Câmara Cascudo

Casa Cãmara Cascudo está aberta para visitação.


Texto e foto: Alexandro Gurgel

Quem sobe a ladeira da Ribeira, em direção à Cidade Alta, se depara com um belo casario erguido nos idos de 1900, imponente e bem conservado, construído em forma de chalé, onde morava o escritor e historiador Câmara Cascudo. Por muito tempo o “Solar dos Cascudos” ficou fechado, escondendo relíquias culturais sobre a vida do escritor. Já há algum tempo, a neta do mestre, Daliana Cascudo, vem abrindo as portas do ninho cascudiano para visitação pública, sem cobrança de taxa para o visitante.
É uma oportunidade ímpar para aqueles que querem desvendar os mistérios do lugar onde o gênio morou e escreveu a maioria dos seus livros. Envolvidos pela atmosfera do ambiente, o casario nos faz voltar ao tempo em que o Mestre produzia sua obra entre aquelas paredes, enquanto Daliana nos mostra em detalhes a Casa Câmara Cascudo.
Na entrada da Casa, uma placa em bronze avisa: “Aqui, Luis da Câmara Cascudo serviu ao Rio Grande do Norte pelo trabalho intelectual mais nobre e mais constante que o Estado já conheceu”, uma homenagem do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, ressaltando a importância de Câmara Cascudo.
A biblioteca foi o cômodo da casa onde o historiador passou a maior parte do seu tempo. Nas paredes, recados escritos por intelectuais nacionalmente conhecidos e pessoas famosas que o visitava em casa, deixando uma mensagem assinada, como: Monteiro Lobato, Mário de Andrade, Assis Chateaubriant, Juscelino Kubitschek, Carlos Drummond de Andrade, Dorival Caymmi, Djalma Maranhão, Sylvio Pedrosa e muitos outros. Foi naquela parede que Ary Barroso escreveu um compasso de Aquarela do Brasil, seguido de uma dedicatória: “Ao gênio e amigo”.
Dentro da biblioteca encontram-se, além de móveis coloniais, coleções de arte indígena, arte popular, arte estrangeira, etnografia africana e uma coleção de arte sacra. Santos de tamanho natural continuam sobre a escrivaninha que o mestre usava, inclusive, um São Sebastião de barro, com flechas encravadas ao corpo e amarrado ao pé um xique-xique caatingueiro.
De acordo com Daliana, quando Câmara Cascudo estava produzindo em sua biblioteca, Dona Dáhlia evitava que qualquer problema corriqueiro chegasse perto daquele lugar encantado. “Todo esse cuidado era para que vovô pudesse escrever em paz,” lembra Daliana. Objetos pessoais e todo o acervo livresco de Câmara Cascudo podem ser apreciados no Memorial Câmara Cascudo, ao lado da Matriz Santa Terezinha, na Cidade Alta.
A cama e a rede, onde cascudo repousava, ainda estão no mesmo lugar. Retratos de família na parede, uma bacia d’água de ágata na cabeceira da cama, um armário e uma cômoda, completam a singeleza do quarto do casal Cascudo.
Conforme Daliana, a cozinha era o lugar que Câmara Cascudo mais gostava. “Era aqui que ele recebia os amigos”, disse Daliana, lembrando que qualquer pessoa que se aproximasse da janela lateral, Cascudo se levantava da mesa onde almoçava, para atender as pessoas. “Ele atendia de pescador, mendigo à deputado ou governador”, ressaltou Daliana.
A parede da cozinha é forrada de quadros, uma galeria de artes raras – parte de um acervo riquíssimo. No canto, uma petisqueira guarda dezenas de medalhas, comendas, títulos, placas, honrarias conquistadas no Brasil e no mundo, em reconhecimento ao seu trabalho intelectual. A cadeira de balanço, que Cascudo usava para fazer a cesta e fumar um charuto, é um convite para sentar e se emocionar.
“O Estado e o próprio país possuem uma imensa dívida com esse homem que dedicou sua vida a engrandecer e valorizar esta terra. Tudo que se faça para saldar esta dívida ainda é pouco se comparado com o legado deixado por ele, que se auto-intitulava ‘um provinciano incurável’ e cujo maior orgulho era a cidade de onde nunca arredou o pé”, desabafa Daliana, em um texto informativo, distribuído às pessoas que visitam a Casa.
Ao descer as escadarias, o visitante tem a ligeira sensação que deixou de observar algo que se perdeu no tempo. Mas, leva fragmentos da vida do Mestre, estampada em cada canto da Casa Câmara Cascudo, cujas paredes estão impregnadas de histórias cascudianas, memórias de uma vida dedicada ao conhecimento e a cultura do nosso Estado.

Casa Câmara Cascudo
Avenida Câmara Cascudo, 377, Ribeira.
Telefone: 0xx84 3222-3293

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado Alexandro:

Muito obrigada pelo presente do belíssimo texto "O Encanto da Casa de Câmara Cascudo".
Apenas uma correção sobre o número do telefone da casa: o correto é
3222-3293.
Um grande abraço
Daliana Cascudo