5 de fevereiro de 2006

NOTAS - Voz do Grande Ponto

Leonardo Sodré, candidato a vice-presidência da Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências (Samba)


Sempre Leozito
Jornalista, cartunista, artista plástico, cronista, contador de histórias, assessor parlamentar e boêmio, Leonardo Sodré (foto) é candidato da chapa Sempre Samba, ao lado direito deste blogueiro, para a próxima gestão da Samba (Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências). Durante os últimos anos, o intrépido Leozito tem dado uma contribuição imensurável ao Beco da Lama com seus textos, matérias e reportagens sobre personagens e fatos deste último reduto boêmio/cultural. Com seus traços inconfundíveis, Léo Sodré desenha caricaturas dos freqüentadores dos bares do Beco da Lama, fazendo arte, eternizando cenas que podem parecer comuns, passando despercebidas por olhos desatentos, mas são registradas nos seus traços mágicos. Preocupada com a valorização do Centro Histórico natalense e a revitalização da Cidade Alta, a chapa Sempre Samba está atenta e pretende conquistar os votos dos becodalamenses que gostam do clima boêmio do lugar. Quem é do Beco, Sempre Samba.

Fraqueirão
Deu na Coluna de Ailton Medeiros, no JH Primeira Edição, que o novo campo do ABC, estádio Maria Lamas Farache, o Frasqueirão, deveria se chamar “Cunhão”, em homenagem ao jogador alecrinense Da Cunha, que fez o gol inaugural.

Livro Escolar
“Não vendemos livro escolar, só livro para quem não estuda” avisa a faixa na frente do Sebo Vermelho, na Avenida Rio Branco, centro de Natal, para as pessoas que procuram, com suas listas em mãos, livros didáticos adotado nas escolas natalense. Enquanto Abimael Silva evitar colocar livro escolar nas suas prateleiras, na galeria Eldorado Center, entre a Rua Vigário Batolomeu e o Beco da Lama, formou-se uma verdadeira feira de sebos com a instalação de dezenas salas para vender livros didáticos usados e semi-novos. Alguns deles proibidos a venda ao público, adotado pelo Governo Federal para programas educacionais e outros que os professores recebem como cortesia das editoras e vendem aos sebos.

Rio Jundiaí Agoniza
A natureza reclama a morte do Rio Jundiaí como se fosse uma crônica anunciada há pelos menos dez anos e ninguém faz nada! O mais impressionante é que os parlamentares “ecológicos”, pertencentes ao Partido Verde (PV), ficam omissos ao problema quando deveriam ser os primeiros a se manifestar. Os carcinocultores do município de Macaíba denunciam os elevados índices de poluição no Rio Jundiaí e o descaso do poder público para o problema. Os índices de nitrato de amônia são insuportávis no local. Os focos polulidores já são conhecidos, mas nada é feito para impedir ou amenisar a agonia do rio. Tubulações de esgotos, originadas do Distrito Industrial de Macaíba despejam incessantemente produtos químicos nocivos aos manguem e a vida ao longo do estuário. Os pescadores reclamam da escassez de peixes e os carcinicultores, que usam a água do rio nos viveiros, reclamam da queda na produção do camarão. A população ribeirinha que precisa da água também está desesperada e clama por ajuda dos órgãos ambientais. Enquanto isso, os “verdes” estão mais preocupados com as próximas eleições e que cargo ocuparão para defender a natureza, principal bandeira do PV.

Dança e Teatro
A Petrobrás, em parceria com a Funarte, irá deswtinar cerca de R$ 13 milhões para projetos de produção e pesquisa em Teatro e Dança. Serão selecionados, ao todo, 350 projetos em diversas regiões do País. No Nordeste, serão escolhidos 36 projetos na área de Teatro e 14 na área de Dança. As inscrições podem ser feitas até o dia 09 de março, no site da Funarte (http://www.funarte.gov.br/)

Compra de votos
Quem andou por Diogo Lopes ou Barreiras, distritos de Macau, antes das últimas eleições no município, notou que milheiros de tijolos se amontoavam no pátio de casa simples, na mais antiga forma de barganha pelos votos dos pescadores. Agora, uma nova denúncia é divulgada pela imprensa natalense. Trata-se de uma nova fórmula para que eleitores comprados provarem o voto na urna. Cada eleitor que vendeu seu voto recebeu um aparelho de celular moderno, com câmera fotográfica, para após confirmar o voto, tirar uma foto da urna comprovando o acordo com o candidato para poder receber a grana.

Nenhum comentário: