7 de junho de 2006

Extra Pauta

(notas publicadas e outras que não tiveram espaço)

Confusão no PT
Ninguém contesta a popularidade do presidente Lula que, de acordo com as pesquisas, será reeleito nas próximas eleições. Mas, com a cachoeira de denúncias que o PT está envolvido, dificilmente o partido elegerá um governador e o número de deputados federais tende a diminuir em todo o País. Em nome da “governabilidade”, os petistas já se coligaram com adversários históricos, se configurando como um partido sem ideologia, totalmente dividido. Na Câmara Municipal de Natal, o vereador petista Júnior Rodoviário é o líder do prefeito na Casa, defendendo todos os projetos do executivo. Enquanto isso, no mesmo plenário, o petista Fernando Lucena é o vereador líder da bancada da oposição a Carlos Eduardo. Observando todo o imbróglio causado dentro do PT, Carlos Barba, um histórico militante do partido em Natal, filosofou: “O problema do partido não se resolve mais com diazepan, mas com um sério tratamento psicológico”.

Calote carnavalesco
O jornalista Eduardo Alexandre (Dunga) cobra uma dívida de R$ 6.000,00 para que a Capitania das Artes pague ao maestro Duarte e aos músicos de sua banda, que, durante a segunda-feira e na terça-feira de carnaval, estiveram animando o “I Carnaval do Centro Histórico”, com patrocínio do Governo do Estado, através da Fundação José Augusto e Prefeitura do Natal, junto a Capitania das Artes, por reivindicação da Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências (Samba). Até agora, a Prefeitura de Natal não pagou um centavo aos músicos e diante do calote, Eduardo Alexandre desabafa: “É lastimável o posicionamento escorregadio da Fundação Capitania das Artes quanto ao pagamento da banda do maestro Duarte, constante da programação oficial do carnaval da Prefeitura do Natal, como está em seu folder de divulgação”.

Elba fora de Campina Grande
A prefeitura Municipal de Campina Grande boicotou a presença de Elba Ramalho no São João da cidade por causa das declarações da cantora contra a transposição do Rio São Francisco. Elba sempre reservou na sua agenda de compromissos profissionais, a data da véspera de São João para apresentações no “Parque do Povo”. A cantora já considerava tradicional em sua vida pessoal e carreira artística. Como até agora, ela não fechou nenhum contrato com Campina Grande, a sua assessoria fechou a participação dela nos festejos juninos de Caruaru, em Pernambuco, mais conhecida como a “Capital do Forró”, principal concorrente de Campina Grande, com quem disputa o título de Maior São João do Mundo. A esta altura, depois de Elba fechar com a Prefeitura Municipal de Caruaru, é praticamente impossível reverter o quadro de perda para Campina Grande. Agora, pela primeira vez em sua história, o São Jopão de Campina Grande perde a presença de Elba.

SOS Nova Descoberta - Campus
Os moradores do bairro Nova Descoberta e os estudantes da UFRN, usuários de transportes urbanos, estão indignados com o péssimo serviço oferecido pela empresa Santa Maria, responsável pela linha “Santos Reis - Nova Descoberta - Campus”. Alguns usuários reclamam que já ficaram mais de uma hora na parada de ônibus, esperando o coletivo. Outros, apontam as condições precárias dos veículos, que mesmos velhos, rodam cheios de gente, desafiando o perigo. Enquanto isso, nos gabinetes palacianos da STTU, os empresários negociaram mais um aumento na tarifa dos transportes coletivos.

Deputado enfezado
Em pronunciamento no plenário da Assembléia Legislativa do Estado, o deputado Joacy Pascoal fez uma refutação audaciosa ao senador Garibaldi Filho, em resposta as declarações do senador que disse não conhecer Joacy e tê-lo chamado de ‘deputadozinho’. “Realmente, Garibaldi não poderia me conhecer, pois não costumo ter amizade com ladrões”, rebateu o deputado.

Leozito Sodré
As páginas da gloriosa revista Papangu perderam a verve inteligente, estampadas nas crônicas poéticas do intrépido jornalista Leonardo Sodré. Agora, somente aos leitores do jornal O Mossoroense é dado o direito de desfrutar a qualidade profissional desse ex-papangunista, apaixonado pela Terra de Santa Luzia.

Homenageando Elino Julião
O tradicional “Arraia do Cabaço” completa 20 anos de animação na Zona Norte, homenageando o forrozeiro Elino Julião. Wandemberg Vianna, conhecido como Mulico, produtor do evento, garante que esse ano só haverá as músicas de Elino animando a festa no Soledade II.

Falves in Artes Visuais
O poeta visual e multi-artista Falves Silva está expondo sua mais nova coleção de artes plásticas “Explovisão”, em São José do Mibimbú, no salão nobre da Câmara dos Dirigentes Lojistas. A mostra apresenta desenhos, colagens, poemas-processos, entre outras manifestações artísticas inéditas, mostrando as várias vertentes do artista. Em junho, Falves estará participando do “Bloomsday”, no Museu Câmara Cascudo, vizinho ao Aero Clube, com uma exposição de artes visuais em homenagem ao escritor irlandês James Joyce.

Convocatória 1
O NAC/UFRN convida todos os artistas para participar da Mostra Internacional de Arte Postal – Arte & Vida no Terceiro Milênio. As obras, com formato livre, devem ser enviadas até 31.07 para Jota Medeiros. Caixa Postal 1651. Centro de Convivência Djalma Marinho. Campus Universitário. BR 101, Lagoa Nova. 59 078-970. Natal, RN, Brasil.

Convocatória 2
O artista Pedro Costa convoca os artistas para fazer parte de uma exposição de arte postal. Tema: “drag queen”; formato e técnica livres. Mais informações: Enviar trabalhos até 30.07 para Caixa postal 2864. Ac. Campo Grande. 40 080-970. Salvador, BA.

Mossoró pegando fogo
“Mossoró, pela quentura, mais parece uma sucursal do inferno”, escreveu Tio Coloral, no blog http://tiocoloral.zip.net/

Filosofia becodalamense
Depois de ficar o domingo inteiro vendo as notícias sobre a violência na capital paulista, o filósofo Helmut Cândido discorreu: “Quero ver essas gangues tirarem onda com Mossoró, cidade onde o povo botou até Lampião pra correr debaixo de bala!”

Nenhum comentário: