22 de junho de 2006

EXTRA PAUTA

Foto: Alexandro Gurgel
Para as grandes comemorações, a galera mossoroense faz um carnaval na Avenida Presidente Dutra.


Baraúnas Bis-Campeão
No último jogo pela disputa do título de campeão do Campeonato Estadual do RN, os times mossoroenses Potiguar e Baraúnas ficaram no empate sem gols, no estádio Nogueirão, em Mossoró. Jogando pelo empate, o Baraúnas se tornou Bi Campeão estadual e vai representar o Rio Grande do Norte no Campeonato Brasileiro na série C. Enquanto os leões mossoroenses faziam a festa, a imprensa natalense dava pouco destaque à conquista do alviverde oestiano. Para comemorar suas vitórias, a galera mossoroense vai para avenida Presidente Dutra para extravasar sua alegria e celebrar a vida.

Letras Potiguares
Em São Paulo, a escritora Anna Maria Cascudo tomou posse na Academia Paulista de Letras, sucedendo a cadeira do seu pai, o Mestre Câmara Cascudo, que também já pertenceu ao potiguar Augusto Severo Neto. Em Mossoró, a Acadêmia Mossoroense de Letras (AMOL) está completamente desativada, ainda chorando a morte de intelectuais ilustres como Dorian Jorge Freire e Vingt Un Rosado.

Coisa de amigos
Aconteceu no domingo à noite, quando Alex Gurgel, Túlio Ratto, Léo Sodré e eu percorríamos os bares de calçadas baixas e altas de Mossoró, comemorando a vitória do Brasil ou qualquer outra coisa... Em determinado momento, o intrépido Leozito colocou uma bandana com a bandeira brasileira em forma de românticos corações e incorporou todas as formas de amar. O clima estava tão propício, a cumplicidade era tanta, que Léo não se controlou:
-Alex, eu quero mijar!
(escrito por Ana Paula Cadengue, direto do País de Mossoró)

Ojuara, o filme
Por causa das chuvas que assolam o sertão do Seridó, as filmagens de “As Pelejas de Ojuara”, clássico potiguar escrito por Nei Leandro de Castro, foram adiadas para setembro. O protagonista será o ator Marcos Palmeira, escolhido pelo diretor Moacir Góes, sob critérios cinematográficos, inclusive pelo porte físico do ator que lembra o Caboclo Ojuara. O problema vai ser o forte sotaque carioquês de Marcos Palmeira, interpretando um personagem nordestino, bruto e matuto, do sertão seridoense. Uma equipe de produção do filme está em Natal, desde a semana passada, para selecionar um grande elenco de atores locais. Os candidatos estão sendo submetidos a testes que v~em sendo realizados no Teatro Alberto Maranhão.

Cinema e Literatura
O Cineclube Natal e a Livraria Bortolai apresentam neste sábado, dia 24, a segunda edição do Projeto “Cinema e Literatura”. O público, que lotou a sessão de inauguração no mês passado, terá o prazer de assistir mais um clássico do cinema mundial. Será exibido o filme “O Processo”, do diretor Orson Welles. Ao término da sessão haverá debate com a platéia. A programação começa às 19h, no auditório da livraria, na Avenida Afonso Pena, 805, Tirol. O acesso é gratuito. Segundo o próprio Orson Welles "O Processo” é o seu melhor filme. Argumento para sustentar tal afirmação ele teve de sobra. Afinal, o filme é baseado no livro homônimo de Franz Kafka, seguramente um dos maiores escritores da história da literatura mundial. O romance, por sua vez, reflete igualmente a genialidade do seu mestre. É dentro desse rico e inspirador universo que Orson Welles focaliza a sua câmera e transpõe para a grande tela a história de um homem acusado de um crime que não cometeu. Incomodado por não saber o motivo de estar sendo investigado, ele decide sair em busca de respostas. Além da boa trilha sonora, “O Processo” ganha ainda mais expressividade com a competente interpretação de Anthony Perkins. O projeto “Cinema e Literatura” acontece todo último sábado de cada mês. Um espaço democrático e interativo no qual os amantes da sétima arte e apaixonados por uma boa literatura têm oportunidade de expressar seus pensamentos e idéias.

SERVIÇO
Livraria Bortolai
Avenida Afonso Pena, 805, Tirol.
Tel.: 3201 – 2611.

FICHA TÉCNICA
Filme: “O Processo” (The Trial)
Gênero: DramaTempo de Duração: 120 min.Ano de Lançamento (França/Itália/Alemanha): 1962Direção e roteiro: Orson Welles, baseado em livro de Franz KafkaElenco: Anthony Perkins, Arnoldo Foà, Jess Hahn, Billy Kearns, Madeleine Robinson, Jeanne Moreau, Naydra Shore, Suzanne Flon, Max Haufler.Livro: O Processo
Autor: Franz Kafka
Editora: Companhia das Letras
Edição: 1997
Outros livros do autor: “A Metamorfose”, "Cartas a Malena", "Diários", “O Castelo”, "Amerika", "A Sentença", "O Artista da Fome".

CONTATOS
E-mail: cineclubenatal@grupos.com.br
Telefones: 8811 - 5700 / 9471 – 3008 / 8805 – 4666 / 9926 - 7980

Nenhum comentário: