1 de junho de 2006

Nasce uma estrela no Beco

Foto e texto: Alexandro Gurgel

Simona Talma vence o festival de música e torna-se a mais nova estrela no Beco da Lama


Durante três finais de semana, o Beco da Lama foi o palco de um dos mais bem sucedidos festivais de músicas já realizados na província potiguar. O I MPBeco (Festival de Música do Beco da Lama) foi concebido com a proposta de estimular a produção musical norte-riograndense e, ao mesmo tempo, valorizar o Centro Histórico, espaço tradicional da boemia culta natalense.

Na tarde do último sábado (27/05), dez músicas selecionadas participaram da grande final do festival, sendo interpretadas por artistas potiguares que levaram o público ao delírio. Galvão Filho abriu o evento fazendo uma homenagem ao forrozeiro seridoense Elino Julião, relembrando seus grandes sucessos, sendo acompanhado pelo mesmo grupo de forró que tocava com Elino.

A grande vencedora da noite foi Simona Talma, conquistando o 1º lugar com a música “Volta”, composição da própria Simona em parceria com Kristal, além de levar o prêmio de “Melhor Interprete”. O segundo lugar ficou com a música “Tarde”, de Tertuliano Aires e Nagério, com a interpretação de Carlinhos Bem e o 3º lugar foi para a canção “Jesuíno”, de Zé Fontes e Tertuliano Aires, na voz de Zé Fontes. A música “Jesuíno” também conquistou o prêmio de Melhor Arranjo Musical.

Moradora do Alecrim, a natalense Simona Talma ficou surpresa com o resultado da comissão julgadora, formada por gente gabaritada como o maestro Neemias Lopes, o professor João Batista de Morais Neto e os músicos Carlos Zens, Camilo Lemos e Geraldo Carvalho. “Eu não esperava ganhar nada. No festival tinha muita gente experiente e como sou da geração mais jovem, já estava feliz em participar”, declarou Simona, visivelmente emocionada com o resultado.

Destaque na nova safra de artistas potiguares, a cantora e compositora Simana Talma iniciou sua carreira cantando ao lado de Luiz Gadelha, participando do CD “Flor de Mim” na faixa “Fera Nova”, do compositor Pedro Mendes. Dentre suas influências e referências, ela destaca Luiz Gadelha, Cida Lobo e Valéria Oliveira, além da música de Chico Buarque, Caetano Veloso, Jards Macalé, Marisa Monte, Paulinho Moska, Arnaldo Antunes, Cássia Eller e muitos outros.

Simona atribuiu o sucesso da música vencedora a parceria com a cantora Kristal, por quem é fã declarada e confessa que seus planos para o futuro passa pela gravação de um CD (ainda sem título) que a cantora pretende lançar em breve. “Agora, quero divulgar meu trabalho fazendo shows em Natal, pelo interior e em outros Estados”, disse Simona.

De acordo com Doriam Lima, produtor do I MPBeco, a receptividade do público foi surpreendente, extrapolando todas as perspectivas e se firmando como um grande festival de música para o Estado. “Começaremos a trabalhar na 2ª versão do MPBeco porque existe um mercado latente para a musicalidade do Rio Grande do Norte. Eu saio satisfeito, com a sensação do dever cumprido”, afirmou o produtor.

Apesar de algumas vaias vindas do público que apostava na música “O Exterminador de Sentidos”, interpretada por Rodolfo, o resultado agradou a todos de uma maneira geral. Durante os três finais de semana do festival não foi registrada nenhuma queixa na 1ª Delegacia de Polícia da Capital, demonstrando a tranqüilidade da jovem audiência que compareceu ao Beco da Lama.

Nenhum comentário: