31 de julho de 2006

Extra Pauta Política

Miguel Mossoró faz escola
Quando iniciar a propaganda política, no horário eleitoral gratuito, tudo indica que o Xêque Humberto, candidato a governador pelo PTC, vai tentar preencher a lacuna deixada por Miguel Mossoró no pleito majoritário. Enquanto Miguel quer disputar uma cadeira na Assembléia Legislativa do RN, o Xêque promete “uma mãozada na corrupção”, trazer uma refinaria de petróleo para o Estado, criar um trem bala interligando todo o RN e encanar o leite pasteurizado para todos os lares das grandes cidades norte-riograndenses. Outro nome que promete aparecer muito é “Carrapicho Padeiro”, candidato a senador pelo PSDC. Só nos resta esperar o show começar para ver as performances desses candidatos maravilhosos e até onde vão suas loucuras por uma boquinha pública para poder mamar na fonte do erário.

Borboleta peralta
A vice-prefeita de Natal e candidata a deputada estadual, Micarla de Souza, entrou na política potiguar para esculhambar o coreto ou desmoralizar as instituições públicas, em especial a Justiça Eleitoral. Depois de fazer um drama com a imagem do prefeito natalense, Carlos Eduardo, a Borboleta Verde utiliza o cargo de vice-prefeita, o qual renegou por ocasião de sua candidatura à Assembléia Legislativa, para invadir as escolas públicas da periferia natalense, no final de semana, recriando a histórica política de “pão e circo”, usando eleitores para projetos em troca de votos. Na manhã da segunda-feira, a TV Ponta Negra coloca no ar, através do jornal “60 Minutos”, os “benefícios” que a vice-prefeita tem feito às populações desfavorecidas. Além de fazer proselitismo político em causa própria com o dinheiro público, a candidata burla a Justiça Eleitoral se mantendo constantemente na mídia. Difícil é saber quem neste circo são os palhaços!

Renato Dantas x Salatiel de Souza
Atento aos apoios que fortalecem sua candidatura, o senador Garibaldi Filho quis saber por que o vereador Salatiel de Souza não ficou satisfeito com o apoio do vereador Renato Dantas a sua candidatura a governador. Salatiel esclareceu: “Se trata de um inimigo pessoal meu, e a informação é que ele vinha coordenar a sua campanha em Natal, o que poderia significar dificuldades pra mim”. De acordo com o vereador Salatiel de Souza, há cerca de oito meses, o vereador Renato Dantas o abordou nos corredores da Câmara Municipal de Natal, acusando de estar “assediando” suas lideranças políticas, apesar de não serem concorrentes diretos, pois um concorre à Assembléia Legislativa enquanto o outro à Câmara dos Deputados. “Nunca mais ele me deu nem as horas. Em vez disso, começou a me hostilizar, solta piada através dos jornais, bate-boca comigo. Renato Dantas é radical e destemperado. Ficou ressentido desde que perdeu a presidência da Câmara. Vive trocando de partido. Já foi do PMDB, do PSDB, do PSB, do PFL, agora está no PMN e já já volta para o PMDB. Tenho uma relação de inimizade pessoal com ele que extrapola as questões políticas”, salientou Salatiel.

Um deputado sem bens
O polêmico deputado estadual Joacy Pascoal, que é candidato a deputado federal pelo PSB, declarou ao Tribunal Regional Eleitoral, que não possui nenhum bem. Na sua declaração de bens consta: Nada a declarar. Para os incrédulos, há várias possibilidades para ser analisadas: a) os bens ficaram com laranjas; b) ele doou tudo para a igreja evangélica; c) o deputado torrou seu patrimônio na última campanha de sua esposa, Dra. Anne, para vereadora; d) usará o caixa dois para fazer sua campanha de deputado federal; e) tudo é possível.

Candidatos no Seridó
No último final de semana, a tradicional feirinha de Sant’Ana, em Caicó, abarrotou-se de políticos em busca de visibilidade. Por lá, desfilaram todo tipo de candidato aos mais diferentes cargos. Conforme Tio Coloral, uma boa parte dos candidatos que bailaram alegremente na Festa dos Coroas, vão dançar nos seus cargos a partir de outubro.
Denúncias, mentiras e traições
Depois que levou uma tamburetada de Garibaldi Filho, o deputado estadual Luiz Almir vem mudando seu jeito de fazer política para se segurar no cargo, nem que para isso tenha o apoio da governadora Wilma de Faria (antes, o deputado chamava a governadora de Nazaré, uma alusão a uma personagem má, que seqüestrava crianças, numa novela global). “Apesar do meu radicalismo no passado, do estilo que agora estou mudando, será que Garibaldi é corrupto? Ele precisava se apossar de dinheiro da venda da Cosern? Não acredito. A governadora é corrupta? Ela precisava receber dinheiro do foliaduto? Não acredito. Então, a hora é de todos refletirmos, de todos voltarmos às atenções para o que realmente interessa”, declarou. Em Caicó, o deputado Luiz Almir tirou a governadora Wilma de Faria para dançar. A primeira vez que o deputado dançou com a governadora foi numa festa junina em Parnamirim. Na última sexta-feira, foi no Baile dos Coroas, em Caicó. Wilma e Almir ainda chamaram a atenção por terem dividido a mesma mesa.

Nenhum comentário: