17 de julho de 2006

Extra Pauta Poética

POEMAS SACANAS
Depois de Chico Doido de Caicó, eis que surge uma nova poeta fescenina em terras potiguares. Ela é natalense, mas mora no Rio de Janeiro há muitos anos e resolveu lançar seu livro de poemas sacanas pelo selo da editora Sebo Vermelho, sendo o 181º título da Coleção João Nicomemos de Lima. Aos 43 anos, a poeta Nathália de Souza vem da Cidade Maravilhosa especialmente para Natal a fim de lançar o livro “Poema Devassos e uma Canção de Amor”.

Dois poemas de Nathália de Souza

Ninguém esquece

Meu primeiro homem
me penetrou aos 15
aninhos de idade
e, se eu não o amasse tanto,
diria que houve uns toques de crueldade.
Não desisti. Deixei estancar minha ferida
e, meses depois, meu primeiro homem
me conduziu ao paraíso do orgasmo.


Eu gozo, sim

Gozo sim, e digo sem medo.
Gozo no cinema, no metrô,
onde eu estiver, onde for.
Basta pensar no homem amado
Que enfiou em mim no sábado passado.
Gozo no pau, de virar o corpo, a alma
e xoxota pela avesso.
Se sou louca, não lembro
Ou logo esqueço.
Gozo com os dedos há décadas
desde que uma menina
chamada Nathália
descobriu os rios de prazer
de sua genitália.


OVNI
Deu na coluna de Vicente Serejo, no Jornal de Hoje, que o folclórico Luiz Rebouças, conhecido mundialmente como OVNI, participará do programa Jô Soares nessa segunda-feira, dia 17. Imperdível a história de como ele chegou em Natal vindo de Betaflex, seu planeta.

DUNA INTACTA
A poetisa natalense Maria Dolores Wanderley lança seu livro “Duna Intacta” nessa quinta-feira, 20 de julho, nos salões da AS Livros do Praia Shopping, a partir das 18:00 horas. Maria Dolores é amiga da também poeta Iracema Macedo, mora no Rio de Janeiro e é professora da UFRJ.

ESPERANDO OURO
O livro “Esperado ouro”, da poetisa potiguar Marize Castro, lançado em Natal em outubro de 2005, recebeu destaque na seleção de livros da revista CULT, na sensível resenha escrita por Moacir Amâncio, editor de literatura da revista. Num trecho da resenha, Amâncio afirma: “[...] seus poemas se colocam perante a vida, cuja expressão ela busca palavra a palavra neste livro. A vida nas manifestações claras e escuras, que incluem a morte em seu processo. Essa atitude pode ser verificada no próprio feitio dos versos isentos de penduricalhos. Ela é afinada, ou seja, trabalha com técnica apurada para chegar a textos que têm o efeito de águas muito limpas e muito rápidas, como disse certa vez o poeta Moacyr Félix, em uma conversa sobre crianças. Se bem que em Castro essas águas também são escuras, turbulentas e tempestuosas”. De acordo com Marize Castro, este reconhecimento da revista CULT é mérito de todos que incentivaram a poeta a prosseguir no caminho da poesia. “Agradeço os colegas da imprensa que sempre divulgaram com respeito e sensibilidade, desde o primeiro livro ‘Marrons Crepons Marfins’ (1985), estes meus 21 anos de vida poética”, ressaltou.

CONCURSO DE POESIA DA FJA
As inscrições para o VI Concurso de Poesia Luís Carlos Guimarães serão encerradas no dia 23 de julho. Promovido, anualmente, pela Fundação José Augusto, o Concurso manteve praticamente o mesmo regulamento do ano passado, que pode ser consultado no site http://www.fja.rn.gov.br/. A única mudança é que agora os poetas terão de entregar os seus trabalhos em CD e não mais em disquete. O concurso premiará até 15 autores, cabendo aos três primeiros uma importância em dinheiro de, respectivamente, dez, oito e cinco salários mínimos e 50 exemplares do livro que será editado pela Fundação José Augusto com os trabalhos premiados. Aos demais premiados, caberão menções honrosas e 25 exemplares do referido livro. Podem participar do Concurso candidatos nascidos no Rio Grande do Norte ou domiciliados no Estado. Cada candidato poderá inscrever até dez e no mínimo cinco poemas. A poeta mossoroense Kalliane Sibelli de Amorim foi a vencedora do V Concurso de Poesia Luís Carlos Guimarães, realizado no ano passado. Em segundo lugar ficou a poeta Anchella Monte e em terceiro o jornalista Gustavo de Castro e Silva. Kalliane Sibelli já havia obtido duas menções honrosas em edições anteriores do Concurso, que distinguiu outros poetas com menções honrosas, entre eles estão Roberta Assunção, Antoniel Campos, Marcos Ferreira, Jean Sartief, Pedro Antônio, entre outros. No ano passado se inscreveram no Concurso 189 poetas, sendo 128 de Natal e 61 do interior do Estado. Foi o ano de maior participação de poetas de fora da capital. Depois de Natal, os municípios que tiveram mais inscritos foram Mossoró e Parnamirim (ambos com 14) e Currais Novos (com 7).

Um comentário:

NaTh disse...

adorei seu blog!