12 de julho de 2006

Extra Pauta

POESIAS KAÓTICAS
Depois de 20 anos sem publicar um livro, o antropólogo e poeta Plínio Sanderson procura parceria para viabilizar o lançamento da sua grande obra poética, cujo título é “Panorama do Kaos – um ex-tudo da polética”. O livro explora as três dimensões da teoria do poema-processo (verbi – voco – visual), com analogia ao “ABC da Literatura”, de Enza Pound, onde a poesia é definida como fanopéia, logopéia e melopéia. Além de vários poemas inéditos, o livro está recheado de poesias premiadas no Prêmio Othoniel Menezes de Poesia 2002/2003 e no 3º Festival de Poesias da UFRN, onde Plínio Sanderson ganhou o 1º lugar com a melhor poesia e a melhor performance poética. Para entrar em contato com o poeta, envie e-mail para: pliniosal@yahoo.com.br

CONCURSO DE POESIA
A Associação Estadual de Poetas Populares (AEPP-RN) abriu inscrições para o “I Concurso Estadual de Poetas Populares”, comemorando o 31º aniversário da entidade. Com o tema de “Cantoria”, os poemas devem ter a forma de sextilha setissilábica, de rimas alternadas nos versos pares, como se usa no repente e no cordel. As inscrições vão até o dia 15 de agosto de 2006 e para mais informações, enviar um e-mail para a Comissão Organizadora do evento: poetagilmar@gmail.com

MOVIMENTO HIPPIE
O inquieto professor Maurílio Eugênio acaba de escrever suas memórias e procura parceria para o lançamento do livro “O Movimento Hippie em Natal”. Em plena ditadura militar, o jovem Maurílio Eugênio resolveu “pegar a estrada”, vivendo num mundo underground moderno, entre desafios psicodélicos e encontro com a tribo de hippies potiguares, os quais serviram de inspiração para o livro. “O sopro cortante deste livro como um registro vivencial do autor em nível da beatgeneration, vem contribuir com o acervo cultural norte-riograndense à medida que se soma aos paradigmas literários de ‘Geração dos Maus’ (José Humberto Dutra), ‘Gestos Mecânicos’ (Ruben G. Nunes), ‘Crônica da Banalidade’ (Carlos de Souza), ‘Temporada de Ingênuos’ (João da Rua), entre outros”, escreveu o poeta Bianor Paulino, no prefácio do livro.

BECO DA LAMA
O atual presidente da Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências (Samba), professor Bira, convida a galera becodalamense para uma reunião da entidade a acontecer no dia 15 de julho (sábado), no Bar do Aluísio, em frente ao Hotel Sol, nas adjacências do Beco sul, a partir das 15:00 h. A animação musical fica por conta da BBL (Banda do Beco da Lama) e o microfone é sempre aberto para quem quiser declamar poesia, dá seu recado ou cantar. Na ocasião, haverá uma exposição de pinturas de alguns artistas natalenses.

AMIGO, ME DIGA!
Muito bem instalado numa mesa em frente ao palco do espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró”, tomando uma dose de rum com coca, o intrépido jornalista Leonardo Sodré percebendo algumas pessoas se instalando à sua frente quando o espetáculo começou, solicitou educadamente: “Amigo, por favor, me diga o que está acontecendo porque eu não vejo nada!”.

LAMPIÃO SUPERSTAR
“O que seria de Mossoró se Lampião não tivesse passado por aqui?”, resume o diretor João Marcelino, justificando que o enredo dá mais ênfase à Lampião e seu bando do que aos bravos resistentes mossoroenses. A imagem da capa do folder oficial da trama é outra evidência da preferência pelos cangaceiros, os retratando como heróis/bandidos. Com o elenco inteiro local, sem precisar trazer grandes nomes nacionais, o espetáculo apresenta o ator Dionísio do Apodi incorporando Lampião de uma forma mágica e emocionante. Destaque também para o personagem do Padre Motta, interpretado pelo jovem ator Carlos José.

JORGE ARAÚJO
Contrariando todas as expectativas do seu grupo político, o ex-vereador e professor Jorge Araújo não será candidato a deputado estadual nas próximas eleições, deixando órfãos milhares de eleitores na Zona Norte e na Grande Natal que contavam com sua ativa participação em busca de uma vaga na Assembléia Legislativa. Jorge Araújo está emprenhado no processo de reeleição da governadora Wilma de Faria, mas deve anunciar quem apoiará para deputado estadual e federal no início de julho.

GABINETES CONCORRIDOS
Enquanto alguns políticos com expressivas votações estão recolhendo suas propostas em busca de uma vaga no legislativo estadual, outros mais afoitos já andam escolhendo seus gabinetes para um futuro mandato. De acordo com uma velha raposa encarnada da política potiguar, os candidatos a deputado estadual Miguel Mossoró e o apresentador da TV Ponta Negra, Paulo Vagner, estão indo à Assembléia Legislativa todo dia quando há sessão no plenário e ficam transitando entre os deputados em clima de amizade e coleguismo.

FESTIVAL DUSOL
Depois de uma grande repercussão em 2005, o Festival DoSol anuncia para os dias 04, 05 e 06 de agosto a sua segunda edição. Realizado com a intenção de celebrar todas as vitórias do Rock Independente no Brasil, o festival mantém a postura de trazer importantes nomes do cenário independente e também projetar as bandas locais para fora do Estado. Com um dia a mais na programação, o evento acontece novamente no Largo da Rua Chile, na Ribeira, contando com três palcos e estrutura para receber até 4.000 pessoas por dia. Quem quiser acompanhar os acontecimentos que antecedem o evento, pode acessar o site oficial que já está no ar: www.dosol.com.br/festival com informações da edição 2006 e retrospectiva de 2005.

4º ENOAL
Durante o evento da 2ª Feira do Livro de Mossoró, que será realizada de 08 a 13 de agosto, haverá o 4º Encontro Norte-riograndense de Autores Literários (ENOAL), reunindo a fina flor da intelectualidade potiguar para discutir os caminhos da nossa literatura. Entre as intuições mossoroenses que estão participando do evento pode ser destacada: Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP), Academia Mossoroense de Letras (AMOL), Sociedade Brasileira de Estudos dos Cangaço (SBEC), Comissão Mossoroense de Folclore (COMFOLC), Poetas e Prosadores de Mossoró (POEMA), Fundação Vingt-un Rosado e Coleção Mossoroense. De Natal estarão participando: Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN (ESPVA/RN), Associação Estadual dos Poetas Populares (AEPP/RN), Poesia Esporte Clube (PEC) e União Brasileira de Escritores (UBE/RN). A coordenação geral é da Sociedade Brasileira de Dentistas Escritores (SBDE/RN) e para mais esclarecimentos, o contato é pelo e-mail enoalmossoro@hotmail.com

3 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro Alex.
Saravá!
Me diga - pelo amor de Nosso Senhor Jesus Cristo e por Alá, o Magestoso - quem diabo é "Elza" Pound e Bianor Paulino ! "Elza" será uma bicha nova que apareceu no Beco Enfumaçado?
Abraço do sempre leitor,
Laélio, o caretíssimo.

Anônimo disse...

Retifico:
Leia-se "Majestoso" e não "Magestoso". Coisas de careta tomador de uísque...(e do adiantado da hora).
Laélio

Rosa Regis disse...

Lendo o comentário LAMPIÃO SUPERSTAR, não me contive e estou mandando uma poesia minha sobre Lampião.

Aí vai!

Resultado do XIV FESERP‏
De: USUARIO DO SISTEMA (feserp@ig.com.br)

Enviada:segunda-feira, 12 de janeiro de 2009 23:43:46
Blog de acaua.prodculturais

FESTIVAL SERTANEJO DE POESIAS
12/01/2009


Poesia 1ª Colocada
no XIV FESERP

LAMPIÃO AINDA É VIVO NO CORAÇÃO DO NORDESTE
Rosa Ramos Regis da Silva - Natal – RN

Sendo filho de José
E Maria, qual Jesus,
Uma diferente cruz,
Que não era a cruz da fé,
Leva o menino, que é
Fruto do nosso Nordeste.
E, assim sendo, de "peste"
Por muitos foi nomeado,
Sendo, portanto, odiado
E tido por cafajeste.

As brincadeiras da infância
Tinham a ver com o que via.
E à medida que crescia
Uma ou outra circunstância
Dentre muitas, traz a ânsia
De lutar com veemência
Por sua sobrevivência.
Assim, talvez revoltado,
Tenha, então, se transformado
Em um ser de violência.

Injustamente tratado
Pelos donos do poder,
Virgulino vê crescer,
Em si, raiva. E, revoltado,
Deixa o trabalho de lado.
E surge, então, no Sertão
O famoso Lampião
Mui respeitado e temido!
Odiado, mas querido
Por combater a opressão.

Mesmo não tendo a intenção,
Lampião subverteu
A ordem imposta. E se deu
Que quase todo o Sertão
Nordestino o "Capitão
Do Cangaço" dominou.
E novas vias traçou,
Movido pela descrença,
Com a sua forte presença
Por onde o mesmo passou.

E os caminhos traçados
Em busca da igualdade,
Pagando o mal com maldade,
Vez por outra eram cruzados
Por soldados que, pecados,
Tanto quanto os cangaceiros,
Tinham em seus bagageiros.
E quando havia confronto,
Era lutar sem desconto,
Nas serras, nos tabuleiros.

Condenou-se Lampião
Mas, hoje, após tantos anos,
Continuam os desenganos
Que faziam o coração
Do cangaceiro de então
Pulsar forte e loucamente.
E o nordestino sente
Que quase nada mudou.
O cangaço, sim, passou,
Mas o descaso é presente.

Se quase nada mudou,
Chegamos à conclusão
Que a terra que a Lampião,
Um certo dia, gerou,
Está lá, continuou,
No Sertão ou no Agreste,
Trajando a mesma veste
De torrão bravo e ativo.
LAMPIÃO AINDA É VIVO
NO CORAÇÃO DO NORDESTE.

Escrito por acaua.prodculturais às 23h35

Gostou?