11 de julho de 2006

Um teste vexado

Por Leonardo Sodré

Estava entediado na hora do almoço. Silêncio total na redação quase deserta. Sonolento, lia os "Re" do grupo de discussões e brigas do Beco da Lama. Nenhuma adjacência. Somente as respostas rápidas sem muitas novidades e dezenas de fotos enviadas por Alex Gurgel. Mas, eis que de repente chega um e-mail que prometia, com o título: "Testando para ver se chega".

Finalmente não era um novo "Re", uma nova foto, um elogio velado. Era uma coisa nova. E o que poderia significar "Testando para ver se chega"? Um mote laeliano? Um teste suicida de um revólver amalucado? Uma poesia de Anton? Alguém bulindo na paciência de Dunga, o primeiro e único do Beco? Serrão querendo mudar a logomarca da Samba mais uma vez? O que poderia ser meu Deus?

Preparei-me para abrir o e-mail. Será que eu devo? Devagar apertei o ‘enter’. Com tanto carinho que a mensagem foi vindo devagar, aos poucos, como aquelas chatíssimas mensagens com bonequinhos. Mas não foi assim, surgiu branquinha, branquinha, sem nada dentro.

Olhei estarrecido, como às vezes olho para algumas telas em branco antes de botar pincel. Não tinha nada. Então, cheguei à conclusão que o narrador de "Chuva de Bala", que transformou a resistência heróica de Mossoró na terra de Lampião, quereria mandar algum tipo de recado. Quem sabe em código. Talvez lançar imprudentemente, ainda a dois anos e muita coisa do pleito da Soc iedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências sua candidatura, como já fez da vez anterior, e teve apenas uns 10% dos votos válidos. O que será que ele quis dizer com a brancura?

Parei de me concentrar. Um e-mail em branco pode significar muita coisa. A imaginação de Alex é fértil até demais e ele poderia estar codificando algum tipo de desafio lúdico para a sua coleção de textos. Para o seu blog e outros endereços. Pois bem, caro avançado jornalista, aceitei o seu desafio e respondo ao seu branco, aguardando que outros façam a mesma coisa das mais diversas formas possíveis, até com fescinismos. Seu branco é meu branco e tenho dito!
OBSERVAÇÃO ESCLARECEDORA
Minha caixa postal eletrônica sofria de um achaque no grupo de discussão do Beco da Lama. Em verdadeiro estado de "baucing", deixou de ser postadas no grupo algumas mensagens enviada por este destinatário. Nada mais, nada menos. Mas, o inquieto jornalista mossoroense, fatigado depois da cesta costumeira, decerto inventou de escrever uma crônica a respeito do meu simples teste azafamado. (Alexandro Gurgel)

Nenhum comentário: