3 de julho de 2006

Revista Papangu - 29ª Edição


Muita Lenha na Fogueira

A revista Papangu do mês de junho chega botando muita lenha na fogueira da política estadual, que por esses dias se encontra completamente esfumaçada. Uma aicnâlubma (leia de trás pra frente) à beira do abismo é a atração da capa, destacando a “Operação Sanguessuga”. O vergonhoso caso da dupla Laíre Rosado e Múcio Sá, que terão muito o que explicar ao eleitor mossoroense e à Polícia Federal sobre mais esse escândalo na cena política do País, que lamentavelmente sentimos um cheiro de sangue podre insuportável no ar.

Com foto e texto de Alexandro Gurgel, apresentamos na seção Especial “A poesia laudatória nordestina nos versos de Gilmar Leite, sob a luz do Romantismo”. Na voz de Severina Branca, o poeta Gilmar decanta a alma romântica do “eu oprimido”, esmagada pela solidão e pela brutalidade do mundo.

O entrevistado do mês, com fotos de Carlos José, é o cantor, compositor, poeta popular e diretor cultural da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, Marcus Lucenna. Uma mente brilhante que apresenta em sua música uma mistura de forró pé-de-serra, MPB e a cantoria de viola, que nos faz viajar por entre as veredas da legítima música nordestina.

O jornalista Renato Severiano assina o Talento Potiguar, quando traz para nossos leitores o nome de Ozéas Almeida Lopes, ou simplesmente Carlos André. De pintor de frisos em carrocerias de caminhões, em um bairro pobre da cidade, Ozéas se transformou em artista de renome nacional, além de produtor de discos consagrado. Mais que um talento, um exemplo de vida.

O ensaio que levamos até você este mês é “Manuscrito: Uma Visita ao Laboratório da Criação Literária”, escrito pelo caraubense Italo Gurgel. Escritor, jornalista e mestre em Literatura Brasileira.

Autores & Obras, do bibliófilo Carlos Meireles enfoca “A memória poética de Augusto Meyer”, narrador de quatro costados, poeta de versos surpreendentes, além de crítico e pensador literário. Meyer, que no Posfácio de Segredos da Infância, nos alerta: “Há momentos de lucidez na vida literária, em que o valor humano sobreleva o valor de arte; a vida então despedaça a máscara da transfiguração literária, para mostrar-se crua e inteira, tão diferente...”.

A nossa edição conta com os sapientes Alexandro Gurgel, Antônio Alvino da Silva Filho, Antonio Capistrano, Cefas Carvalho, Damião Nobre, David Leite, Lívio Oliveira, Louro Dedé, Marco Túlio, Raildon Lucena, Túlio Ratto, Yasmine Lemos, chargista Amâncio e a estréia do cartunista Edmar Viana. Este grande cartunista potiguar que chega a dispensar quaisquer comentários, por sua grandeza e talento, com traços já consagrados, que serve de inspiração a tantos que enveredam por este caminho da arte.

Veja também neste número vinte e nove da Papangu contos, artigos, poemas, humor e o talento de vários artistas e escritores numa mesma publicação. É a revista Papangu mantendo acesa a chama da alegria, do entretenimento e da cultura norte-rio-grandense.


Onde encontrar:

Banca Tio Patinhas (Cidade Alta)
Livraria Siciliano (Midway Mall)
AS Livros (próximo ao Natal Shopping)
Banca Nordestão (em frente a faculdade de Odontologia)
Banca Nordestão (av. Roberto Freire)
Banca do Tota (próximo ao CCAB Norte)

Nenhum comentário: